Contacto com a natureza promove alimentação variada e saudável



Estar ao ar livre e em contacto para a natureza traz inúmeros benefícios para a saúde. Além dos benefícios para a saúde mental, esta relação de proximidade com o meio natural contribui também para uma alimentação variada e saudável, com maior ingestão de legumes e frutas, sugere um estudo da Universidade de Drexel, nos Estados Unidos.

Esta relação foi avaliada em 317 adultos no Estado da Filadélfia, num período de quatro meses em 2017, dividindo os alimentos – como a carne, as leguminosas ou as sementes – em nove categorias. Os resultados confirmaram esta ligação à dieta alimentar nos participantes com maior ligação à natureza.

“O relacionamento com a natureza tem sido associado a uma melhor saúde cognitiva, psicológica e física e a maiores níveis de gestão ambiental. As nossas descobertas estendem essa lista de benefícios para incluir a ingestão dietética”, explica o autor principal do estudo, Brandy-Joe Milliron. “Descobrimos que as pessoas com maior relação com a natureza eram mais propensas a relatar uma ingestão alimentar saudável, incluindo uma maior variedade alimentar e maior consumo de frutas e vegetais”.

Para os investigadores, estes resultados demonstram a eficácia que esta ligação pode ter em várias áreas, nomeadamente, através da criação de espaços verdes nas cidades, da organização de experiências na natureza com os alunos na escolas, e com a prescrição de “doses de natureza” nos programas de saúde – algo que existe no Canadá.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...