Cientistas descobrem sistema gigante de águas subterrâneas na Antártida
Uma equipa internacional de cientistas mapeou um sistema gigante de águas subterrâneas que circulam debaixo do gelo, na Antártida. Apesar da comunidade científica ter conhecimento de existirem rios abaixo das geleiras, ainda não tinha sido estudada a sua influência no gelo, nem confirmada a presença de grandes quantidades de água em estado líquido.
Os autores acreditam agora que estas massas de água podem ter na maneira como a região impulsiona ou responde às alterações climáticas.
“A quantidade de água subterrânea que encontramos foi tão significativa que provavelmente influencia os processos da corrente de gelo. Agora temos de saber mais e descobrir como incorporar isto nos modelos [de águas subglaciais]”, afirma Chloe Gustafson, autora principal do estudo, agora publicado na revista científica Sience.
Neste estudo, a equipa focou-se na plataforma de gelo Ross, mais precisamente na Corrente de gelo de Whillans, que tem mais de 96 quilómetros. Os dados mostram que o leito rochoso está presente entre meio quilómetro a dois quilómetros de profundidade, consoante a zona observada, e que a quantidade de água presente formaria, caso fosse extraída, uma coluna de água de 220 a 820 metros de altura.
Os especialistas explicam ainda que no ponto em que o gelo e a plataforma de gelo flutuante se encontram, a água é menos salgada do que no mar. “Isso sugere que a água doce está fluindo através dos sedimentos para o oceano, abrindo espaço para a entrada de mais água derretida e mantendo o sistema estável”, referem.
Contudo, surge um alerta: se a camada da superfície de gelo fosse mais fina, algo que pode vir a ser possível graças ao aquecimento global, a direção deste fluxo de água pode ser revertido. Isto levaria as águas subterrâneas a subirem e a descongelarem a base de gelo, impulsionando o seu movimento. Esta situação levaria também o carbono presente nos sedimentos para o oceano.
O próximo passo será compreender todas estas questões, a probabilidade de acontecerem e as suas implicações.