Ir à praia e respeitar o ambiente: é possível e o planeta agradece



Com a mudança do tempo e o mês de junho a chegar, a vontade de ir à praia é inevitável, para muitos, num país como Portugal, com uma longa extensão costeira e duas ilhas. A época balnear começa também a iniciar em diferentes pontos do país, o que garante uma maior adesão dos cidadãos, já que a segurança é um ponto fundamental nas praias de banhos.

Este ano os portugueses podem contar com 337 praias costeiras com Bandeira Azul, uma distinção que assegura a qualidade ambiental de cada uma com base em critérios como Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

Cada ida à praia é também uma oportunidade para respeitarmos o ambiente. Neste artigo, apresentamos algumas dicas para passar ótimos dias no areal e contribuir, ao mesmo tempo, para o bem-estar ambiental.

O protetor
Utilizar o protetor é imperativo. No entanto, tenha atenção e opte por comprar um protetor que não possua oxibenzona (benzofenona-3), já que é um composto que ao entrar em contacto com a água se liberta e traz efeitos nocivos para a vida marinha.

A roupa e o calçado
As escolhas que fazemos para o nosso guarda-roupa têm um impacto direto no ambiente, é sabido. Esta preocupação também deve ser seguida na roupa que usamos na praia, mais especificamente no fato de banho/ calções e nos chinelos. Existem cada vez mais marcas que vendem produtos ecológicos, que recorrem à reciclagem e a métodos responsáveis para criar novas coleções. Se precisar de comprar um novo fato de banho, calções ou mesmo chinelos, tenha atenção a estas características. A mesma recomendação serve para acessórios como a toalha e o chapéu de praia.

A mala
O que se leva na mala de praia varia de pessoa para pessoa: o livro, a revista, o baralho de cartas, ou mesmo acessórios desportivos. Seja o que for que tem por hábito levar, vamos sugerir-lhe que adicione mais dois objetos: uma garrafa de água reutilizável, para ter sempre a sua água fresquinha e poder trazer para casa ao fim do dia, e um pequeno saco do lixo, para guardar todos os resíduos ou restos de comida que faça durante a sua estadia.

A estadia
Muitas das praias onde vamos têm sinais informativos que têm de ser respeitados – e mesmo sem eles, existem práticas a evitar. Tenha especial atenção às dunas costeiras – além da sua importância como barreira natural, são o habitat de diversas espécies de fauna e flora. Se for dar uma caminhada, pode também ser uma boa oportunidade para apanhar algum lixo que vá encontrado na areia. Deposite sempre o lixo nos contentores apropriados à saída da praia – no caso de já se encontrarem cheios, leve o lixo consigo e deposite-o onde for mais cómodo (à chegada a casa, por exemplo).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...