Algas são aliadas na luta contra as alterações climáticas



As algas configuram-se como “aliadas” no combate às alterações climáticas, pois são um importante sumidouro de carbono que pode capturar grandes quantidades de dióxido de carbono, além de possuirem outras virtudes ambientais.

As algas, graças à fotossíntese, como as plantas, produzem oxigénio, e o oceano é a fonte de mais de 50% do nosso oxigénio, especialmente graças às microalgas, segundo um comunicado da rede hoteleira Relais & Chateaux.

De acordo com esta empresa, “quer sejam recolhidas na natureza ou cultivadas, as algas são aliadas na luta contra as alterações climáticas”.

As algas são divididas em duas categorias, microalgas -fitoplâncton- e macroalgas, que são as que são consumidas “com mais frequência”.

Além de capturar carbono, estes organismos também ajudam a limpar estuários, reduzir a acidificação dos oceanos e retardar a erosão costeira.

Também são úteis para a produção de biocombustíveis ou materiais plásticos renováveis, e não precisam, por exemplo, de fertilizantes para o seu rápido crescimento.

Além dos seus benefícios ambientais, as algas marinhas também possuem benefícios nutricionais, pois são ricas em minerais, fibras e antioxidantes.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...