Projeto REPLAY é um dos vencedores dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022
O projeto português REPLAY é um dos vencedores dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, tendo sido distinguido na categoria “Moldar um ecossistema industrial circular e apoiar o pensamento do ciclo de vida”. Os premiados foram anunciados numa cerimónia que decorreu no passado dia 11 de junho, durante o Festival New European Bauhaus, em Bruxelas.
Liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal, o projeto consiste numa rede de recolha e triagem de brinquedos em fim de vida, que procura transformá-los em novos brinquedos. Ao longo de 2021 foi testado um circuito de reciclagem nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora. O plástico recolhido foi encaminhado para cinco laboratórios Precious Plastic Portugal para transformação criativa num novo brinquedo, votado por mais de 260 crianças. O objetivo agora é expandir-se a novos municípios.
Em 2021, a plataforma de sustentabilidade AYR, desenvolvida pelo CEiiA, também foi distinguida nestes prémios, na categoria de “Produtos e Estilos de Vida”.
“Portugal reforça a sua presença na lista de países distinguidos por boas práticas que ilustram os valores de sustentabilidade, estética e inclusão da Nova Bauhaus Europeia. Somos premiados em dois anos consecutivos e em categorias diferente”, afirma Joana Mendonça, presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), que acompanha a Nova Bauhaus Europeia. “Esperamos que este prémio impulsione a participação nacional em iniciativas da Nova Bauhaus Europeia, que a ANI irá acompanhar e apoiar”.
A edição de 2022 dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia procurou celebrar novos exemplos inspiradores das transformações no nosso quotidiano, que integrassem os seus três valores basilares: o belo, o sustentável e o inclusivo. Foram premiados projetos nas quatro categorias “Restabelecer a ligação com a natureza”, “Recuperar um sentimento de pertença”, “Priorizar os lugares e as pessoas que mais precisam” e “Moldar um ecossistema industrial circular e apoiar o pensamento do ciclo de vida”.