Guatemala está a enfrentar uma crise de poluição plástica



A Guatemala está a enfrentar uma crise de poluição por plástico, que percorre o rio Motagua e chega ao mar e a toda a zona costeira, inundando as praias de lixo. A denúncia é feita pela 4ocean, uma empresa dos Estados Unidos que organiza operações de limpeza de lixo marinho em vários países, com o objetivo de acabar com a crise do plástico nos oceanos.

O problema divide-se em duas partes, em primeiro lugar na má gestão dos resíduos, e em segundo lugar pelo facto do afluente deste rio, o Rio Las Vacas, atravessar um aterro sanitário. A atual época de chuvas no país piorou a situação e provocou um “fluxo interminável de plástico”, segundo a empresa. Como relatam numa publicação, apesar das equipas estarem já a operar no local, “vai ser preciso uma solução muito maior e uma mudança sistémica” para resolver o problema.  Assista aqui ao vídeo publicado pela empresa no Tik Tok.

No país está também a The Ocean Cleanup, organização não governamental que recorre a diferentes tecnologias para remover o lixo dos rios, antes que este chegue ao oceano. De acordo com a mesma, o Rio Motagua é responsável por cerca de 2% do total de emissões de plástico nos oceanos, e liberta uma média de 20 mil toneladas de plástico por ano no Mar das Caraíbas.

A ONG encontra-se de momento a testar um sistema, o Interceptor Trashfence, uma espécie de cerca que separa o lixo da água na bacia do rio. Pode ver aqui um vídeo publicado na sua conta do Twitter, onde a equipa mostra o sistema em funcionamento.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...