“Limpeza do fundo do Mar” recolheu mais de 210 kg de resíduos



De 20 de julho a de 7 de agosto, a iniciativa “Limpeza do fundo do Mar” recolheu mais de 210 quilos de lixo marinho. Desenvolvida pelo Pingo Doce, no âmbito do programa Amar o Mar, e em parceria com a Sailors for the Sea Portugal, esta ação pioneira percorreu dez praias de norte a sul do país.

A iniciativa de sensibilização para a conservação do oceano iniciou na praia de Leça da Palmeira, tendo depois rumado a sul, com paragens na praia da Claridade, na Figueira da Foz, praia da Nazaré, praia da Torre, em Oeiras, e praia de São Torpes, em Sines. O Algarve recebeu as últimas etapas desta iniciativa na Meia Praia, em Lagos, na praia da Rocha, em Portimão, nas praias do Peneco e da Falésia, em Albufeira, e na praia de Monte Gordo. No total, foram recolhidos 160 quilos de resíduos no areal e 50 quilos de resíduos subaquáticos, com a ajuda de um grupo de mergulhadores certificados.

Os resíduos serão agora classificados e os seus dados introduzidos na plataforma internacional Clean Swell da Ocean Conservancy e na plataforma do Project Aware, de forma a contribuir para a construção de dados científicos nacionais na área dos resíduos dispersos no meio ambiente.

Para dar continuidade à missão de limpeza do fundo do mar português, a cadeia de supermercados irá promover a formação, até final do ano, de 100 mergulhadores certificados, em parceria com a PADI Dive Against Debris.

Além da recolha de lixo marinho, foram ainda dinamizadas diversas atividades educativas e de sensibilização nas praias, que envolveram mais de 2600 pessoas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...