Estímulos sonoros aleatórios podem melhorar a aprendizagem



Quando está a trabalhar ou a estudar, o que é que tem em segundo plano? Talvez um podcast, música de algum género ou um silêncio total? Dados sugerem que certos tipos de música podem ajudar a aprender melhor.

Um novo estudo, com base em pesquisas passadas, defende que o ruído aleatório, gerado artificialmente, tem o potencial de impulsionar o cérebro, já que aumenta a plasticidade ou a sua capacidade de assumir novas informações, ajudando a que formule novos caminhos e ligações.

Em concreto, trata-se de uma técnica relativamente nova chamada “estimulação de ruído aleatória transcraniana” ou “tRNS”, e não de uma lista de reprodução cuidadosamente preparada para a criança.

A “tRNS” envolve colocar elétrodos no couro cabeludo de uma pessoa e passar correntes elétricas fracas através de partes específicas do cérebro.

“O efeito na aprendizagem é promissor”, considera Onno van der Groen, da Universidade Edith Cowan, na Austrália, acrescentado que “pode acelerar a aprendizagem e ajudar as pessoas com perturbações neurológicas”.

“Assim, as pessoas com dificuldades de aprendizagem [poderiam] utilizá-lo para melhorar a taxa de aprendizagem, por exemplo. Também foi testado em pessoas com défices visuais,bem como em pessoas após AVC e traumatismos cerebrais”, sublinha o investigador.

No entanto, a análise também observa que o “tRNS” não é uma técnica que funcione em todas as situações, mas há muito potencial em termos de investigação futura”.

Os investigadores dizem ainda que poderá ser possível desenvolver kits para que as pessoas possam utilizar sem qualquer assistência.”Estamos a trabalhar num estudo em que enviamos o equipamento às pessoas, e elas próprias aplicam tudo remotamente. Portanto, nesse sentido, é bastante fácil de usar”.

 

 





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