Descoberto nas profundezas do mar: O incrível crustáceo transparente de grandes olhos



As profundezas do oceano são o lar de crustáceos do tamanho de um punho com olhos ridiculamente grandes. A maior parte da cabeça do Cystisoma é, de resto, ocupada pelos seus olhos, o que o ajuda a ver no escuro.

Um grande desafio para os animais que vivem em águas profundas, no caso do Cystisoma entre 200 e 900 metros abaixo, é conseguirem ver e não serem vistos pelos predadores. “É basicamente como jogar às escondidas num campo de futebol”, sublinha Karen Osborn, investigadora citada pelo “The Guardian”. “Não há nada para se esconder por trás”.

Segundo a mesma fonte, os enormes olhos são particularmente difíceis de esconder, mas o Cystisoma  disfarça-os de uma forma única.

O crustáceo esconde, aliás, a maior parte do resto do seu corpo por ser completamente transparente. Com isso, podem se esconder mais facilmente de predadores e também dos investigadores. “Não conseguimos vê-los até tirá-los da água”, diz Karen Osborn.

A deteção desses crustáceos debaixo de água fica ainda mais difícil porque eles reduzem a luz que reflete nos seus corpos transparentes.

Mas, e se quiserem ser encontrados? Através das grandes antenas do Cystisoma masculino cobertas de estruturas que detectam químicos na água circundante. “Eles estão na verdade a cheirar um ao outro”, conclui Osborn.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...