Mobilidade sustentável e ecológica: BMW acusada de hipocrisia
Enquanto dedica uma boa parte do seu tempo a promover as suas credenciais sustentáveis como patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos, a BMW está a fazer lobbying para abortar os planos de Comissão Europeia em tornar mais exigentes as emissões de gases com efeito de estufa dos automóveis vendidos a partir de 2020.
Segundo do The Guardian, que cita documentos internos da construtura automóvel, a BMW já delineou a estratégia para combater uma proposta europeia que prevê limites mais exigentes de emissões de CO2 para os carros vendidos na União Europeia a partir de 2020.
O documento acusa a UE de prejudicar as marcas de topo, como a BMW, que têm feito um esforço para cortar as emissões nos últimos anos e que por isso não devem ser “punidos por objectivos mais complexos no futuro”.
“É tempo de a hipocrisia parar. A BMW deve acabar com a conversa de que é verde e eficiente, ao mesmo tempo que está a fazer lobbying para enfraquecer as leis para melhorar a eficiência dos automóveis. Os compradores de automóveis querem veículos mais eficientes, que lhes ponham dinheiro no bolso através de facturas de combustíveis mais pequenas”, explicou um responsável pelo grupo Transport and Environment, Greg Archer.
Segundo o The Guardian, a comunidade automóvel está dividida neste assunto. De um lado estão as marcas de carros mais pequenos – Fiat, Renault, Peugeot – que contam com o apoio de Ford e Toyota. Do outro estão os construtores alemães: Volkswagen, BMW e Daimler.
Recorde-se que a BMW tem investido muita da sua comunicação na promoção da sustentabilidade dos seus automóveis. O director de marketing da BMW Reino Unido, Chris Brownridge, disse recentemente que os carros da marca eram “os melhores em termos de economia de combustível e emissões, em todos os segmentos do mercado”. Paralelamente, o site da BMW explica que a sustentabilidade “está embebida em tudo o que fazemos”.
Recentemente, recorde-se, a BMW abriu a sua primeira loja de mobilidade sustentável em Londres.