Projecto Má Despesa Pública dá origem a livro
O projecto Má Despesa Pública, de Rui Oliveira Marques e Bárbara Rosa, vai apresentar o seu primeiro livro na próxima segunda-feira, 16 de Julho, na sede e livraria da editora Alêtheia, em Lisboa.
Ao longo de mais de 200 páginas, o livro vai apontar exemplos de desperdício e má gestão nas várias áreas do Estado português: administração central, empresas públicas, autarquias e empresas municipais, governos regionais e fundações.
“Como poderá perceber, não foi pelo facto de a troika ter entrado em Portugal que se conseguiu pôr fim à má aplicação de dinheiro público”, escrevem os autores do projecto no convite. “Já escrevemos várias vezes: parece que ninguém consegue controlar a máquina do Estado”.
A apresentação do livro estará a cargo de Luís Pedro Nunes (Eixo do Mal, Expresso e Inimigo Público).
O projecto Má Despesa pública é uma espécie de observatório de todos os gastos supérfluos de gestores e instituições públicas e foi lançado em Abril de 2011. “Pela pesquisa que temos feito constatamos, sem margem para erro, que os gastos mais disparatados foram feitos em 2009, ano em que decorreram três eleições: autárquicas, legislativas e europeias”, explicaram os autores do Má Despesa Pública, em Abril, em entrevista ao Green Savers. Recorde-a neste link.
O Má Despesa Pública pode ser consultado diariamente no seu blog e página de Facebook.