Alenquer vai converter resíduos em donativos para os bombeiros



O município de Alenquer vai transformar os lucros da reciclagem de resíduos elétricos e eletrónicos em donativos para as corporações de bombeiros deste concelho do distrito de Lisboa, foi hoje anunciado.

Através de uma parceria com a Electrão, entidade responsável pela recolha de resíduos, “a quantidade de resíduos recolhida será convertida em donativos para os Bombeiros Voluntários de Alenquer ou da Merceana, de acordo com o local da freguesia”, refere a autarquia em nota de imprensa.

Até ao final de 2023, a câmara municipal vai instalar mini ecocentros em sete das nove freguesias, um investimento de cerca de 15 mil euros aprovado na última reunião do executivo municipal.

O objetivo é “descentralizar e expandir o serviço de recolha de resíduos e complementar o serviço já existente”, bem como “melhorar de forma significativa o processo de recolha e gestão de resíduos”.

Os contentores vão receber resíduos de três tipologias: monos, verdes e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

“Vamos dar à comunidade a possibilidade de deixar nestes locais os resíduos, apostando numa maior proximidade, para que a distância não seja um fator impeditivo e que leva as pessoas a não colocar os resíduos no local correto”, referiu Paulo Franco, vereador com o pelouro do Ambiente, citado na nota de imprensa.

Numa primeira fase, as freguesias de Meca, Merceana/Aldeia Gavinha e Ribafria/ Pereiro de Palhacana vão ser as contempladas, seguindo-se Ventosa/Olhalvo, Carregado/ Cadafais e Abrigada/ Cabanas de Torres, numa segunda fase.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...