Pine Bark Hut assemelha-se a uma árvore real de uma floresta
O que se obtém quando se junta um arquiteto, um agricultor, uma mentalidade artística e uma pilha de lenha com casca grossa? Se for o agricultor Robert Petterson e o arquitecto Ulf Mejergren, obtém a Pine Bark Hut.
O projeto “arte agrícola” surgiu quando Mejergren e Petterson começaram a explorar usos para uma pilha de casca de pinheiro espessa. Petterson tinha derrubado várias árvores e empilhou-as. Antes de partirem para a serração, a dupla notou que a casca seca se separava dos toros, avança o “Inhabitat”.
Segundo a mesma fonte, facilmente removidos, mas bastante pesados para transportar, Mejergren e Petterson utilizaram os materiais para a Pine Bark Hut. Eles desenvolveram um projeto que utilizaria a madeira sem danificar as árvores circundantes ou remover a casca das árvores vivas.
O Pine Bark Hut consiste em três lados construídos a partir de tachos e contraplacado. Estas paredes independentes “não entraram em contacto com os três pinheiros que pairam acima, mas são suficientemente robustas para suportar o peso das peças de casca de árvore”.
Pronta para desenvolver o aspeto final, a equipa colocou as peças de casca de árvore no chão e encaixou-as no local para visualizar a cabana. Depois montaram as peças de casca de pinho na armação, fixando-as ao contraplacado. A cabana acabada oferece um pequeno esconderijo ou camuflagem de caça. No entanto, é também arte que se mistura “na perfeição com a paisagem”. Utilizando materiais naturais, o Pine Bark Hut é também biodegradável ou compostável.
Apesar de oferecer muitas opções de utilização, é atualmente uma área de armazenamento para ferramentas enquanto os parceiros planeiam a sua próxima instalação “arte agrícola”, da qual se espera mais. Num comunicado de imprensa, a atualização do projeto afirma: “Juntos formam uma dupla de arte invulgar durante um ano e construirão vários projetos nas terras dos agricultores com técnicas e conhecimentos do agricultor misturados com a criatividade e intenções artísticas do artista”.
“Farm Art” é financiado pela Kulturbryggan, uma parte do Comité Sueco de Bolsas de Artes que promove novas formas de criar e olhar para a arte.