Nova lei proíbe 200.000 veículos com emissões elevadas na Califórnia
Estima-se que 200.000 veículos, incluindo 70.000 grandes plataformas, tenham sido banidos das estradas da Califórnia a partir desta semana. Isto segue-se à adoção final em 2010 de uma regra de proibição de veículos que não cumpram com os regulamentos do Conselho de Qualidade do Ar da Califórnia (CARB), avança o “Inhabitat”.
Segundo a mesma fonte, o CARB implementou um conjunto de regulamentos de ar limpo em 2008, que foram assinados em 2010 ao abrigo do Projeto de Lei 1 do Senado. O projeto de lei declara que os veículos a diesel com peso superior a 14.000 libras com motores construídos antes de 2010 deixarão de funcionar na Califórnia a partir de 1 de janeiro de 2023. Para fazer cumprir este regulamento, os funcionários na Califórnia advertiram qualquer pessoa com tal veículo para não o conduzir no estado.
Segundo o CARB, os gases de escape do gasóleo são responsáveis por mais de 70% de todas as infeções relacionadas com o cancro causadas por toxinas transmitidas pelo ar. Foi por isto que colocaram um fim ao funcionamento destes camiões.
“Por conseguinte, até 1 de Janeiro de 2023, quase todos os camiões e autocarros terão de ter motores de 2010 ou de modelos mais recentes para reduzir as emissões de partículas (PM) e óxidos de azoto (NOx)”, declarou o CARB no seu website.
Mesmo assim, o Conselho deu aos proprietários de tais veículos uma linha de vida. Qualquer veículo que pertença a esta categoria estará isento desde que um motor fabricado depois de 2010 tenha sido instalado e o veículo percorra menos de 1.000 quilómetros por ano. O Instituto da mobilidade e dos transportes terrestres (DMV) assegurará que os veículos cumpram com as normas estabelecidas, cancelando o registo de quaisquer camiões e autocarros que não cumpram com as normas estabelecidas.
O Conselho de Qualidade do Ar da Califórnia tem expressado satisfação com a taxa de conformidade em todo o estado até à data. Num memorando, a direção declarou que mais de 1,58 milhões de veículos já foram equipados com motores pós-2010. Os reguladores vão agora começar por aplicar os regulamentos nas áreas de camionagem mais movimentadas. A proposta de Frotas Avançadas Limpas visará armazéns e portos marítimos.
Os intervenientes da indústria lamentaram, no entanto, afirmando que a aplicação do regulamento não é possível com base na natureza da indústria.
“Isto irá prejudicar-nos. Não compreendemos realmente como cobrar estes veículos”, disse o CEO da empresa de construção Jaimie Angus. “Esses equipamentos vão para casa com esses homens todos os dias, pelo que terão de ser cobrados a partir de casa? Como se compensa essa pessoa por isso”?
No entanto, o CARB sustenta que é necessário remover os poluidores pesados das estradas a qualquer custo. O Conselho de Qualidade do Ar da Califórnia já está a impulsionar outra proposta que procura remover todos os camiões a gás e diesel das estradas estatais até 2045.