Porque é que fica tudo em silêncio depois de nevar



Ir ao exterior depois de nevar pode ser mágico. De repente, tudo fica calmo. O silêncio peculiar deve-se, em parte, à redução da atividade humana. Há menos pessoas e menos tráfego, muitas vezes menos aviões e comboios. Os estaleiros de construção, as reparações de estradas e outras fontes de ruído caem silenciosamente. O canto dos pássaros é igualmente moderado, diz o jornal “The Guardian”.

Mas, acrescenta a mesma fonte, “também se deve ao facto de a neve ter um efeito amortecedor acústico, abafando os ecos que ressoam do solo e de outras superfícies”. A neve é formada por cristais de gelo, o que normalmente “não seria uma boa insonorização, mas neste caso, são agrupados de forma solta com muito ar”. O material poroso resultante “é um bom isolante sonoro”. Um estudo de 2008 no Alasca descobriu que um tiro de pistola foi atenuado em 30 decibéis através de uma superfície coberta de neve, a diferença entre falar e sussurrar.

A refração sonora também desempenha o seu papel. Durante a queda de neve “tende a haver ar mais quente perto do solo com ar mais frio acima. Esta combinação faz com que o som se retraia, curvando-o para cima, reduzindo ainda mais o volume que é transmitido ao nível do solo”, explica o jornal.

No entanto, se a neve derreter e congelar parcialmente, os sons “podem ser refletidos melhor do que em condições normais. O silêncio assustador após a queda de neve “ frequentemente um breve interlúdio silencioso antes de o serviço ser retomado ruidosamente”, conclui a mesma fonte.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...