DXC e Fundação EDP propõem reflexão sobre o futuro do plástico
A DXC Technology (NYSE: DXC), empresa do Fortune 500 líder global de serviços de tecnologia, e a Fundação EDP aliaram-se para promover uma reflexão sobre a utilização do plástico a nível global. Este acordo está materializado na exposição “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo”, que estará presente no maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, de 22 de março a 28 de agosto, avança a tecnológica em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a exposição “traça a ascensão sem paralelo dos plásticos, a sua tremenda popularidade e a perceção crescente do seu poder destrutivo, destacando os esforços para desenvolver alternativas, reduzir a sua produção e consumo e promover a sua reutilização”.
Presente em mais de 70 países e com mais de 130 mil colaboradores em todo o mundo, a DXC “está comprometida em construir práticas de negócios sustentáveis e responsáveis que criem valor para todos os seus stakeholders e contribuam para um mundo melhor”.
Manuel Maria Correia, diretor-geral da DXC Technology em Portugal, afirma: “Enquanto organização socialmente responsável e consciente do poder da tecnologia para incrementar a sustentabilidade dos negócios, a DXC aliou-se à Fundação EDP numa mostra didática e que, simultaneamente, constitui um grito de alerta para a necessidade de proteger o planeta. Na DXC estabelecemos metas ambiciosas para reduzir o consumo de energia, a emissão de gases de efeito estufa e reduzir radicalmente o desperdício de ativos de TI, maioritariamente eletrónicos e plásticos, pelo que este é também o nosso combate”.
Na sua operação global, a DXC Technology apoia os seus clientes no aumento da sua eficiência energética e na redução dos seus impactos ambientais graças a um leque alargado de soluções tecnológicas proprietárias como o DXC’s Modernization Studio e DXC Platform X™, complementadas por soluções como gestão de serviços Cloud, virtualização de desktop e gestão de data centres.
A DXC Technology “está comprometida com metas de redução de emissões alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e acordos climáticos, tendo estabelecido metas de redução de emissões de curto prazo que abrangem toda a empresa, de acordo com a iniciativa Science Based Targets (SBTi)”.
A Exposição Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo
Fruto da colaboração do maat, Vitra Design Museum e V&A Dundee, a exposição Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo recebe os visitantes no maat de 22 de março a 28 de agosto. Esta viagem inicia-se com uma instalação videográfica sobre a relação geológica fundamental entre plástico e natureza.
A segunda secção percorre a história do plástico desde a sua origem natural até à experimentação com materiais sintéticos de meados do século XIX e início do século XX, prosseguindo depois com o crescimento da indústria petroquímica, o seu impacto na escala de produção do plástico e a crescente preocupação com o planeta a partir de finais do século XX.
Por fim, a terceira secção faz um balanço dos atuais esforços para repensar o plástico, desenvolver alternativas, reduzir a sua produção e consumo e promover a sua reutilização.
“Esta é uma exposição que examina a história e o futuro deste material, e que, globalmente, oferece uma reavaliação crítica e diferenciada do plástico no mundo de hoje”, conclui.