África recebe, pela primeira vez, projeto de mobilidade sustentável para crianças e jovens
Levado a cabo pela Mozambikes e a Nuno Zamaro Mobility, o “MOZI – Pedalar nas escolas” é um projeto de mobilidade sustentável para crianças e jovens que acaba de chegar a Moçambique.
“Trata-se da primeira iniciativa do género em África que vai permitir alunos do Pré-Escolar à Escola Primária ter contacto através do uso das bicicletas, não só com um modo de transporte sustentável, mas também com a noção de desporto, a fim de alcançar uma sociedade mais sustentável e amiga do ambiente”, sublinha a Nuno Zamaro Mobility em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o projeto é fruto do conhecimento e experiência da Nuno Zamaro Mobility, agência líder no setor da mobilidade sustentável em Portugal, que deu início à sua expansão internacional recentemente, com o know-how aprofundado de todo o território moçambicano apresentado pela Mozambikes, empresa moçambicana de cariz social que desenvolve e produz bicicletas exclusivamente para as duras condições em que vivem milhões de moçambicanos.
“Esta experiência contribuirá para a promoção do uso da bicicleta junto dos mais novos, servindo como um apoio ao excelente trabalho já desenvolvido pela Mozambikes, reconhecido internacionalmente, contando já com milhares de bicicletas entregues à população adulta. Neste sentido, a nossa expectativa é que esta iniciativa piloto do MOZI possa vir a ser replicada em todo o país, sempre ajustada à realidade de cada província”, afirma José Nuno Amaro, líder da Nuno Zamaro Mobility.
O primeiro de vários pilotos arrancou na última quinta-feira, 23 de março, na Casa do Gaiato, em Massaca, ficando integrado no programa de Educação Física a desenvolver até ao final do ano letivo.
Para Rui Mesquita, um dos fundadores da Mozambikes, “este projeto poderá vir a impulsionar todo um universo de soluções dedicadas aos vários tipos de ensino, permitindo à escola e aos professores terem mais diversidade na disciplina de Educação Física, e oferecendo ao aluno a possibilidade de ter contacto, não só com um modo de transporte sustentável, mas com o desporto através da bicicleta, promovendo o desenvolvimento psicomotor e os valores de cidadania, cooperação, solidariedade e respeito.”
O MOZI contará, ainda, com a chancela do Secretário de Estado do Desporto de Moçambique, que vai acompanhar o desenvolvimento do projeto de forma a, futuramente, poder ser integrado no sistema escolar nacional.