Conheça E.T., a morsa que fala
Um dos animais mais conhecidos e queridos do Point Defiance Zoo, o jardim zoológico da Washington, chama-se E.T. Esta morsa tornou-se famosa por imitar uma característica quase exclusivamente humana: a fala. Ou algo desse género.
E.T. celebrou o seu 30º aniversário, em Junho passado, a assobiar, grunhir e gargarejar, ou seja, representar um pouco do papel pelo qual é conhecido em Washington.
A história de E.T. é, também, a história do triunfo da sobrevivência e da conservação, até de onde menos se espera. Segundo o zoo norte-americano, E.T. foi resgatado por trabalhadores da indústria do petróleo quando era ainda um bebé, em 1982, no Alaska.
A cria, a quem os seus resgatadores chamaram de E.T. pela homónima estrela criada por Steven Spielberg, foi depois levado para o zoo e, 30 anos e mil toneladas depois, cresceu para o robusto e bem disposto animal que é hoje.
As morsas são conhecidas pela sua grande inteligência e têm sido protagonistas de entretenimento nos últimos anos, em jardins zoológicos e outros centros para animais – que muitas vezes os resgatam do seu habitat em perigo.
As morsas são também uma das espécies mais ameaçadas pelas alterações climáticas, uma situação que será piorada pelo recente degelo recorde na Gronelândia.
Fique com o vídeo de E.T.