Frutas e Legumes, café e um carregamento elétrico… Coloque a poupança do planeta na sua lista de compras



No dia a dia tomamos diversas decisões baseadas na nossa preocupação com o ambiente, desde a separação de materiais para a reciclagem, a gestão responsável da água, ou optar por transportes públicos em vez do veículo próprio… Mas, e no que diz respeito às nossas compras, temos atenção ao nosso planeta?

De acordo com o “Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra” de 2022, 94% dos consumidores portugueses (e 86% dos europeus) dizem estar prontos para mudar os seus hábitos de consumo diário com o objetivo de proteger o ambiente.

Pensar na sustentabilidade do planeta Terra quando organizamos a nossa ida às compras, para nós e para as nossas casas, deve basear-se também no conhecimento sobre o que as empresas fazem e as iniciativas que tomam para promover a sustentabilidade ambiental.

E para se tomar uma decisão acertada, devemos estar informados. O Lidl é um dos exemplos de boas práticas no que respeita a critérios de sustentabilidade.

Para o Lidl, a Sustentabilidade começa desde a produção das suas matérias- primas,  mas passa também pelos seus edifícios (lojas e entrepostos), que só utilizam eletricidade verde, proveniente de fontes 100% renováveis e, sempre que possível, dispõem de painéis solares e, nas suas lojas, postos de carregamento elétrico para os seus clientes.

Nas lojas do Lidl pode encontrar mais de 700 produtos de marca própria em oferta permanente que, a somar à relação preço-qualidade que os tornam famosos, têm também certificações com preocupações ambientais e sociais.

A origem sustentável

Pensar em sustentabilidade é pensar na origem, no princípio do ciclo de vida dos produtos que chegam aos nossos lares e na forma como são produzidos.

A oferta de produtos de marca própria do Lidl conta com certificações ambientais e sociais, especialmente nos produtos cuja matéria-prima é considerada crítica do ponto de vista da sua exploração, condições de trabalho, impacto ambiental, sustentabilidade do ecossistema ou direitos humanos.

E para garantir que os produtos cumprem as normas de certificação reconhecidas, o Lidl trabalha em colaboração com organizações externas, que garantem a certificação da qualidade e segurança alimentar, bem como auditorias externas e independentes para controlar todos os processos.

Os fornecedores de frutas e legumes do Lidl, por exemplo, são certificados pela Global G.A.P e GRASP, o que ajuda a garantir a segurança alimentar, a qualidade e a consciência laboral. No caso dos abacaxis, por exemplo, estes são provenientes de quintas com certificação Rainforest Alliance, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para conseguir melhores condições de vida para os agricultores e trabalhadores, encorajando-os a utilizarem boas práticas agrícolas que ajudem a melhorar os seus rendimentos e a reduzir custos.

O Lidl está também comprometido com um cultivo sustentável de café, chá e cacau nas suas marcas próprias. Todos os seus produtos com cacau são certificados com UTZ /Rainforest Alliance ou Fairtrade, e a matéria-prima dos chás verde, preto e rooibos são também 100% certificadas.

O Lidl também está comprometido com a pesca sustentável através da certificação MSC (Marine Stewardship Council). Cerca de um bilião de pessoas, maioritariamente em países em desenvolvimento, depende do peixe como a sua principal fonte de proteína, e a sobrepesca é uma das principais ameaças do ecossistema marinho, que pode levar à extensão de espécies e habitats.

Para além disso, o Lidl privilegia também produtos de aquicultura sustentável através da certificação ASC (Aquaculture Stewardship Council), que intervém a favor de uma criação mais responsável de peixes e mariscos.

E no que respeita a produtos não-alimentares, como os têxteis, o Lidl também trabalha com normas reconhecidas internacionalmente para garantir uma origem social e ambiental mais responsável das matérias-primas. A norma GOTS – Global Organic Textile Standard, por exemplo, de todas as roupas de algodão de criança,  garante que os processos de produção e transformação respeitam e melhoram as condições de trabalho, bem como a proteção do solo ou de recursos como água.

Ligar a ficha à corrente da sustentabilidade

Já pensou em poupar duas vezes quando vai às compras? Pode poupar tempo e poupar o planeta com uma rede de postos de carregamento para carros elétricos e híbridos que podem ser utilizados enquanto faz as suas compras.

O Lidl conta com 173 postos de carregamento elétrico em mais de metade das suas lojas, que não só permitem recarregar de 10% até 80% da bateria em apenas 30 minutos como, desde o início do projeto, já evitaram a emissão de mais de 7.000 toneladas de CO2.

Para além de poupar tempo e o planeta, também é possível que o cliente poupe dinheiro, porque a tarifa OPC (operador do ponto de carregamento) que o Lidl dispõe fica abaixo do preço de mercado e é igual em todo o país: 0,08€ por minuto, sem qualquer taxa de carregamento adicional.

Além disso, o Lidl assumiu e absorve a tarifa EGME (Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica) imposta aos OPC, não passando este custo para o cliente (atualmente de 0,2608€por carregamento).

 

Passo a passo a reduzir a pegada ambiental

Em Portugal, a empresa está comprometida em reduzir a sua pegada ambiental, com metas estabelecidas, como a redução de pelo menos 70% das suas emissões operacionais de gases com efeito de estufa até 2030, comparativamente com 2019.

Para os consumidores, estar informado é a melhor forma de tomar decisões responsáveis e acertadas, optando por empresas e fornecedores que garantam a qualidade e conformidade dos produtos, desde a sua origem até si.





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