Esta casa inspirou-se na paisagem



Chuzhi é um projeto residencial localizado em Shoolagiri, Tamil Nadu, na Índia. A casa foi concebida por Wallmakers, uma empresa de arquitetura que se concentra na utilização de lama e resíduos como os materiais de construção chave para os seus projetos. Desta forma, produzem uma arquitetura que é simultaneamente funcional e atrativa. O projeto é uma residência de dois quartos, em regime de open space. O seu design minimalista complementa o local exuberante e celebra a sua beleza, revela o “Inhabitat”.

A casa está situada num condomínio fechado chamado Sanctity Ferme, num terreno obscuro no limite do local. O terreno é caracterizado por vegetação densa, grandes árvores e uma topografia íngreme e rochosa, o que tornou um desafio para os designers a intervenção. No entanto, os arquitetos criaram uma forma que se integra maravilhosamente com a paisagem sem sacrificar o conforto ou a estética dos habitantes.

“Chuzhi” é a palavra usada em malaio para “redemoinho”. Isto lança luz sobre a forma do projeto. As espirais englobam as três grandes árvores de tamarindo na parcela. Estes redemoinhos de terra de detritos pré-fabricados são suportados por vigas de garrafas. Estes componentes estruturais são feitos a partir de mais de 4.000 garrafas de plástico descartadas. Para maximizar ainda mais os materiais sustentáveis, o chão de madeira é feito a partir de pedaços de madeira recuperada que foram perfurados juntos.

Uma das principais intenções de design do projeto é uma imersão na paisagem luxuriante e rochosa. Como tal, as espirais começam como paredes ao nível subterrâneo e giram para cima para formar o telhado. Estas paredes emergem do leito rochoso subterrâneo, que envolve o projeto num bolso da terra, dando aos residentes uma sensação de estarem alicerçados e seguros. Entretanto, o telhado é feito de vidro para aumentar ainda mais a sensação de viver debaixo das copas das árvores.

Para além de uma ligação à natureza dentro dos espaços habitáveis, a estrutura do telhado giratório também serve como uma oportunidade de interagir com o local. O telhado forma uma área de assento que envolve uma das árvores do tamarindo para sombra e vistas.

Através deste projeto, os arquitetos criam uma casa de sucesso que cria harmonia entre os habitantes e o local. Fazem-no através da utilização de materiais de construção de origem local e reciclados, uma ligação visual e táctil à natureza e assegurando que a paisagem circundante prospera apesar da intervenção humana.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...