Entrevista com Pilar Ruiz a propósito do Dia Mundial da Terra: “A pegada ecológica de uma mulher que menstrua é muito grande”
No Dia Mundial da Terra falámos com Pilar Ruiz, Responsável de Marketing e Comunicação da Intimina que nos falou sobre a missão e objetivos da Intimina no caminho de um mundo mais verde e sustentável.
Pilar Ruiz revelou que, atualmente, a “pegada ecológica de uma mulher que menstrua é muito grande, com os resíduos menstruais que produz a constituírem uma percentagem bastante significativa do nosso lixo doméstico. Mas já, por todo o mundo, se começa a ver uma mudança e mulheres a optarem por produtos reutilizáveis ecológicos, como os copos menstruais”. Segundo a responsável um copo menstrual da INTIMINA, é reutilizável e dura até 10 anos
Segundo um estudo realizado pela INTIMINA sobre o impacto que os hábitos de higiene íntima das mulheres têm no ambiente e a importância de reduzir a pegada ecológica, a maioria das inquiridas afirma que descarta os produtos, após o uso, deixando no lixo sem distinguir o seu material. Qual o impacto destes hábitos no meio ambiente?
Os produtos de menstruação descartáveis, mesmo as opções biodegradáveis, não são recicláveis. Ou seja, após a sua utilização não seguem para reciclagem e são simplesmente depositados em aterros, aguardando pela sua decomposição que pode chegar às centenas de anos, contribuindo para a poluição do planeta. Pesquisas e estudos realizados pela INTIMINA mostram-nos que muitos produtos menstruais tradicionais levam mais de 500 anos a decompor-se e, em média, uma mulher utiliza 11 000 produtos durante a sua vida fértil. Então, atualmente, a pegada ecológica de uma mulher que menstrua é muito grande, com os resíduos menstruais que produz a constituírem uma percentagem bastante significativa do nosso lixo doméstico. Mas já, por todo o mundo, se começa a ver uma mudança e mulheres a optarem por produtos reutilizáveis ecológicos, como os copos menstruais.
Têm ideia sobre o quão conscientes estão as mulheres da sua contribuição ecológica quando se trata de produtos menstruais?
Sim. A INTIMINA está preocupada em acompanhar os hábitos das mulheres no que concerne à menstruação e ao uso de produtos menstruais, por isso, recentemente conduziu um estudo que visou perceber o que leva as mulheres a alterar estes hábitos. De acordo com as conclusões, 40% das inquiridas respondeu que trocou para a utilização do copo menstrual precisamente com a intenção de reduzir o desperdício de produtos descartáveis. Desta forma, foi possível perceber que as mulheres estão cada vez mais preocupadas com a sua contribuição ecológica no que diz respeito aos produtos menstruais.
Em média, uma mulher usa quantos produtos higiénicos descartáveis durante a sua vida fértil, e por ano, quantos produtos menstruais acabam em aterros?
Uma mulher durante a sua vida fértil usa, em média, 11 000 produtos menstruais descartáveis, o que resulta em 100 mil milhões de tampões e pensos descartados, por ano, em todo o mundo.
Ao longo da vida menstrual de uma mulher são geradas cerca de 65.000 unidades de resíduos. De que forma é que a INTIMINA ajuda/pode ajudar a combater este problema?
A INTIMINA tem-se esforçado para identificar os problemas e, em consequência, apresentar soluções, investindo em abordagens que sensibilizem para uma mentalidade mais consciente. Desenvolvemos vários estudos ao longo do tempo que mostrem qual o impacto do descarte de produtos menstruais no ambiente, e também na carteira, sensibilizando as mulheres para esta problemática. Depois, apresentamos o copo menstrual como solução e desenvolvemos campanhas que explicam as suas vantagens, que desmistificam tabus, que e que clarifiquem dúvidas.
Como é que a utilização do copo menstrual reduz significativamente o desperdício de produtos menstruais como pensos e tampões?
Para falar das muitas razões pelas quais os copos menstruais são bons para o ambiente e saúde, podemos destacar o facto de serem reutilizáveis, dando às pessoas uma oportunidade de reduzir os seus resíduos menstruais; a enorme poupança quando comparados com a compra de pensos e tampões, minimizando as despesas com a higiene menstrual até 75%; a sensação de conforto durante a menstruação e o próprio material, feito de silicone de grau médico, enquanto a maioria dos pensos e tampões contêm químicos e plástico. Um copo menstrual da INTIMINA, é reutilizável e dura até 10 anos, desempenhando um papel crucial na redução do desperdício menstrual. Com o copo, nesses 10 anos, poupam-se até 1700 tampões. Se fizermos as contas ao longo da vida fértil de uma mulher, são necessários, apenas, cerca de 4 copos contra cerca de 6 800 tampões – é uma grande diferença.
Já se vê muitas mulheres a mudarem os seus hábitos de higiene menstrual e optarem por produtos reutilizáveis mais saudáveis e amigos do ambiente, tais como copos menstruais?
A: Alterar hábitos diários de gestão de higiene menstrual em prol dos benefícios para o ambiente é crucial e sim, felizmente essa alteração já se está a verificar. Conseguimos mensurar essa alteração de hábitos através dos estudos que realizamos. Este estudo recente que mencionei há pouco mostrou-nos, também, que as gerações mais novas, como a Gen Z, já apresentam uma mentalidade muito diferente no que toca ao tema da menstruação. Além de falarem mais abertamente sobre o período ou questões íntimas, partilhando experiências e opiniões sem desconforto ou tabu, também têm uma mentalidade mais preocupada com o ambiente. Por isso, quando optam por tomar decisões que impactem com o futuro do planeta, as escolhas recaem em opções mais ecológicas e sustentáveis o que, no caso da menstruação, envolve escolher opções mais amigas do ambiente, como o copo menstrual.
Porque criaram e para que é que serve a Calculadora de Resíduos Menstruais Greentimina?
A: Para ajudar a tornar o mundo num lugar melhor. E, no que nos toca a nós na INTIMINA especificamente, acabar com os resíduos menstruais. O propósito da calculadora é mostrar o impacto que os produtos menstruais descartáveis têm no planeta e sensibilizar para a alternativa mais sustentável para combater o desperdício – o copo menstrual. A calculadora recolhe alguns dados pessoais como o ano de nascimento e o da primeira menstruação, quais os produtos utilizados regularmente e quantos dias dura a menstruação. A partir daí calcula quantos quilos de resíduos já foram produzidos até à data e, se se mantiver essa utilização, quantos produtos ainda vão ser descartados. A calculadora estima, ainda, qual o valor monetário gasto em produtos descartáveis, motivo também pela qual muitas mulheres já trocaram para o copo menstrual.
Quais as preocupações da Intimina com o processo de design e ciclo de vida do produto, e o fabrico responsável?
A: Todas as fases do processo de produção estão preocupadas em garantir a melhor qualidade do produto, mas também a melhor forma de trabalhar a pensar no ambiente. A nossa equipa de engenheiros e designers projetam os produtos a pensar na longevidade, assegurando que não perdem desempenho ou valor, garantindo os padrões mais elevados de qualidade sem toxinas e ftalatos e cumprindo os regulamentos da FDA, da CE e da RoHs. A responsabilidade social e o fabrico responsável também são uma preocupação para a INTIMINA, por isso, esforçamo-nos para que o impacto da nossa produção no meio ambiente seja significativamente reduzido, implicando redução de materiais, energia e, muito importante, a produção de CO2. No final do processo, a INTIMINA ainda cumpre os requisitos da diretiva REEE, de recolha, reciclagem e recuperação para todos os tipos de produtos elétricos.
Qual a missão e objetivos da INTIMINA no caminho de um mundo mais verde e sustentável?
A: Além da preocupação com o cuidado das necessidades íntimas das mulheres através da nossa gama de produtos dedicados a todas as fases da vida, desde a primeira menstruação à menopausa, a missão da INTIMINA centra-se, também, na redução do desperdício. É por isso que um dos principais objetivos da INTIMINA é educar. Educar sobre saúde e sustentabilidade, incentivando a mudança de mentalidade em relação aos produtos mais saudáveis para o nosso corpo, mas também para o nosso planeta. A criação da calculadora de resíduos menstruais Greentimina foi um importante passo no nosso caminho porque expõe uma visão clara e expressa da nossa pegada ecológica enquanto mulheres que menstruam e apresenta soluções. A menstruação sustentável está a ganhar relevo dentro do tema global da sustentabilidade e a INTIMINA orgulha-se de contribuir ativamente na consciencialização da importância desta temática e, claro, das soluções que apresenta e comercializa.