Brother poupa 34,4 toneladas de CO2 em 2022 com o programa de reciclagem de toners em Portugal e Espanha
No seguimento da celebração do Dia da Terra, a Brother atingiu um marco importante no seu compromisso com a sustentabilidade, ao poupar quase 35 toneladas de CO2 em 2022, através do seu programa de remanufaturação de toners em Portugal e Espanha, informou a especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, em comunicado.
Segundo a mesma fonte, no programa participaram 357 parceiros e clientes que devolveram um total de 20.828 toners para serem reciclados nas fábricas da empresa, conseguindo poupar 34,4 toneladas de CO2 que teriam sido emitidas caso fossem fabricados novos cartuchos.
A economia circular e o compromisso com a sustentabilidade fazem parte do DNA da Brother e são valores fundamentais no desenvolvimento da sua atividade. Desde 2004, a empresa dispõe de um programa de reciclagem líder de mercado, com o qual procura reduzir o impacto ambiental dos seus produtos e serviços. Atualmente, a Brother tem uma das mais antigas fábricas de remanufaturação da Europa e já conseguiu reciclar mais de 35 milhões de cartuchos em todo o mundo. Isto significa que globalmente são poupadas 5.300 toneladas de emissões de CO2 em comparação com o que é necessário para produzir novos cartuchos, o equivalente a retirar 1.150 carros da estrada todos os anos.
No seu compromisso com a economia circular, a Brother, ao utilizar os consumíveis originais, “minimiza o consumo de energia, proporciona uma melhor qualidade de impressão, e permite a sua remanufaturação e reciclagem”. Os toners Brother são fabricados com plástico que não contém poluentes orgânicos persistentes, com o objetivo de poder reutilizá-los inúmeras vezes e fechando o círculo prolongando a vida dos seus produtos. Tudo o que não pode ser reutilizado é reciclado, “assegurando assim que nada é desperdiçado”.
Os toners são devolvidos de forma “simples e totalmente gratuita” para o cliente. Uma vez devolvidos, são entregues numa das instalações de reciclagem europeias da Brother, onde são verificadas se as condições dos mesmos permitem a remanufaturação ou reciclagem dos seus componentes para o fabrico de outros produtos. No caso de poder ser reutilizado, o cartucho é limpo e as peças gastas são substituídas de modo a mantê-lo em ótimas condições e poder obter um produto igual ao novo. Cada vez que um cartucho é recuperado pela Brother, 36% de CO2 é poupado em comparação com a produção de um novo.
Além disso, as fábricas de remanufactura da Brother contam com certificação zero resíduos para aterro e, desde 2021, os seus processos de reciclagem são oficialmente 100% neutros em carbono do início ao fim. Com o objetivo de manter os padrões de qualidade e as normas ambientais, a Brother “garante o respeito pelo ambiente e a mais alta qualidade dos produtos remanufaturados para que sejam duradouros e tenham um alto rendimento”.
Com o programa de reciclagem de toners, a empresa “reafirma o seu compromisso em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente em termos de produção e consumo responsáveis”. Neste contexto, a Brother continua a trabalhar para promover o desenvolvimento sustentável e planeia reduzir as suas emissões em 65% até 2030, “demonstrando o seu compromisso a longo prazo com a sustentabilidade e a redução da sua pegada ambiental”-
“Na Brother, estamos empenhados em liderar o caminho da sustentabilidade no setor da impressão e continuamos a trabalhar para minimizar o impacto ambiental dos nossos produtos e serviços”, afirma Carlos Hernandez, diretor geral da Brother Ibéria. “Orgulhamo-nos do sucesso do nosso programa de remanufaturação de toners e continuaremos a trabalhar em diferentes iniciativas para reforçar o nosso papel como empresa responsável, ética e sustentável”.