Tetra Pak e Trans Sabater assinam acordo para a reciclagem mecânica de polietileno e alumínio de embalagens
A Tetra Pak e a Trans Sabater assinaram um acordo de colaboração para a implementação da reciclagem mecânica de resíduos de polietileno e alumínio das embalagens de cartão para bebidas recicladas, em Espanha, “de forma a contribuir para dar resposta ao objetivo da União Europeia de reciclagem e gestão eficiente de resíduos”, informaram em comunicado.
Por este motivo, acrescentam, a colaboração tem como objetivo “consolidar a eficiência e viabilidade económica da reciclagem mecânica do alumínio e do polietileno para a sua posterior revalorização noutras áreas de atividade industrial”. Como resultado deste acordo, a Trans Sabater irá inicialmente reciclar 3.000 toneladas de resíduos de polietileno e alumínio e transformá-los em pellets através de um processo próprio patenteado. Nos próximos meses, se o desenvolvimento do projeto for satisfatório, a capacidade de reciclagem desses materiais será ampliada, o que significará um “importante avanço para consolidar a reciclagem mecânica de polietileno e alumínio de embalagens de cartão para bebidas, em Espanha”.
Neste sentido, a Trans Sabater desenvolveu fórmulas para elaborar compostos reciclados e poder otimizar as características do produto final. Primeiramente, o material é triturado e é realizada uma remoção magnética das partes metálicas. Em seguida, inicia-se a lavagem mecânica combinada com água para separar as diferentes frações. Por fim, o plástico é obtido por extrusão e aglomerado para produzir, como resultado, os pellets.
Trata-se de uma matéria-prima secundária 100% reciclada, “muito versátil e com múltiplas vantagens”. Por exemplo, possui “propriedades únicas, graças à combinação de diferentes materiais plásticos e ao alumínio que atua como aditivo, otimizando as suas propriedades térmicas, o que aumenta a produtividade nos processos de transformação de plásticos”. Além disso, por ser um material 100% reciclado de origem pós-consumo, está isento do imposto ao plástico, o que oferece um “potencial benefício fiscal para a indústria que o adquire”. Também possui um acabamento metálico “muito atraente que permite ser tingido em diferentes tonalidades”.
Relativamente à recirculação desta matéria-prima secundária, existem diferentes aplicações potenciais: logística (paletes, caixas), packaging (tampas, embalagens), no retalho (cestos, carrinhos, prateleiras), também em equipamentos (utensílios agrícolas ou de construção), mobiliário (urbano, industrial, para o exterior) e jardinagem (vasos, tubagens). Dependendo da aplicação final e das necessidades técnicas do cliente, a Trans Sabater oferece no seu portefólio diversos tipos de soluções, com instalações preparadas para a fabricação de compostos específicos com adição de diversas cargas.
A assinatura deste acordo coincide também com o lançamento da terceira edição da campanha “Escolha Natureza. Escolha Cartão” da Tetra Pak, na qual o compromisso com soluções circulares é um dos seus pilares fundamentais. “O principal objetivo da Tetra Pak é conseguir uma embalagem de cartão para alimentos e bebidas produzida inteiramente com materiais renováveis ou reciclados, de origem responsável, totalmente reciclável e neutra em carbono”, sublinha Ramiro Ortiz, diretor geral da Tetra Pak Iberia.