Falcão a atacar pelicano em pleno voo vence concurso de fotografia internacional de aves



Foram mais de 23 mil as fotografias que deram entrada no concurso ‘Bird Photographer of the Year’ deste ano, uma competição internacional que procura celebrar as aves de todo o mundo, mostrando o que há de mais belo, mais invulgar e mais diverso no universo da avifauna.

O fotógrafo Jack Zhi foi o grande vencedor da edição deste ano, com uma fotografia que mostra uma fêmea de falcão-peregrino (Falco peregrinus) a atacar um pelicano-pardo (Pelecanus occidentalis) em pleno voo, numa cena dramática ‘congelada’ no tempo.

Além de ter vencido o primeiro prémio do concurso, com a fotografia a que deu o título de ‘Grab the Bull by the Horns’ (“Agarrar o touro pelos cornos”, numa tradução livre para português), Jack Zhi ficou também em primeiro lugar na categoria ‘Comportamento das Aves’.

No campo do mais jovens, o fotógrafo alemão Anton Texler, de 17 anos, venceu o primeiro prémio na categoria ‘Young Bird Photographer of the Year’, com uma imagem que mostra a silhueta escura de uma ave empoleirada num ramo alto de uma árvore, recortada na lua luminosa que serve de plano de fundo ao animal.

Na galeria em baixo veja outras fotografias que venceram nas respetivas categorias. Entre as imagens destacadas pelo júri do concurso deste ano, encontram-se um mocho em meditação silenciosa, uma garça com um apetite voraz e um pequeno pássaro verde que parece pousar para a câmara.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...