Ferrero distribuiu mais de três milhões de árvores multiusos para plantação nos últimos 4 anos
A Ferrero divulgou o seu quarto relatório anual sobre a Iniciativa Cacau e Floresta (CFI). Com o objetivo de combater a desflorestação, promover o reflorestamento e garantir a viabilidade a longo prazo das comunidades de produtores de cacau, a Ferrero avaliou 420.000 hectares de terra quanto ao risco de desflorestação e distribuiu mais de três milhões de árvores multiusos para plantação nas explorações agrícolas e 775.000 árvores autóctones pela Costa do Marfim para o reflorestamento ao longo de quatro anos, revelou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, estes esforços “trarão benefícios ambientais e climáticos, bem como melhorias na produção de cacau e na restauração florestal”.
“Sabemos que o cacau é uma fonte de rendimento e um modo de vida para muitas comunidades. Mas também sabemos que a desflorestação e as alterações climáticas ameaçam isso”, refere Marco Gonçalves, Diretor de Compras do Grupo Ferrero. “Promover a transição para meios de subsistência sustentáveis é essencial para proteger as nossas florestas, garantir a segurança económica e sustentar um planeta saudável”, acrescenta.
A CFI é uma colaboração entre 36 das principais empresas de cacau e chocolate – responsáveis por 85% do consumo global de cacau – e os governos da Costa do Marfim e do Gana. Como membro fundador, a Ferrero tomou “extensas” medidas para promover a sustentabilidade social e ambiental em toda a sua cadeia de abastecimento de cacau.
À medida que a Ferrero se aproxima do fim do seu plano inicial de quatro anos, a empresa lançou o CFI 2.0, que se baseará nos êxitos e lições aprendidas da fase inicial do programa.
A colaboração com os parceiros “continuará a ser uma prioridade máxima para garantir que o progresso alcançado coletivamente até à data seja expandido e sustentado”, salienta a nota.
No âmbito do Plano de Ação CFI 2018-2022, a Ferrero alcançou os seguintes marcos nos seus três pilares:
Pilar 1: Compromissos de Proteção e Restauração Florestal
- Mapeamento de 153.000 agricultores em polígonos
- Avaliação de 421.000 hectares de terra quanto ao risco de desflorestação
- Distribuição de 5,4 milhões de árvores não-cacau para plantação nas explorações agrícolas e fora delas
- Envolvimento de 77.000 agricultores em práticas agroflorestais
- Envolvimento de 10.000 agricultores em Pagamento por Serviços Ecossistémicos (PES)
- Formação de 68.000 agricultores em práticas de cacau climaticamente inteligentes
Pilar 2: Produção Sustentável e Meios de Subsistência dos Agricultores
- Apoio a 36.000 agricultores através de Planos de Desenvolvimento Agrícola
- Envolvimento de 26.000 pessoas em atividades geradoras de rendimento adicionais
- Distribuição de 5,2 milhões de mudas de cacau melhoradas
- Estabelecimento de 1.505 associações comunitárias ativas como forma de promoção de uma cultura de poupança e de uma política de empréstimos para autofinanciar a economia das aldeias.
- Inscrição de 9.800 pessoas em produtos e serviços financeiros
Pilar 3: Envolvimento Comunitário e Inclusão Social
- Implementação de programas de restauro e proteção florestal em 161 comunidades
- Gestão de 53.000 hectares de terra através da Gestão de Recursos Naturais Baseada na Comunidade (CBNRM)
- Envolvimento de 4.700 jovens em grupos de serviço comunitário
- Distribuição de 7.900 “fogões limpos” a famílias em várias comunidades
- Olhando para o futuro da CFI 2.0, a Ferrero está empenhada em desenvolver e fortalecer ainda mais os sistemas de Rastreabilidade Nacional, colaborando com os governos nacionais e a indústria de confeitaria em geral.