Desvendar as origens dos citrinos
A montagem de 12 genomas de frutos da subfamília das laranjas é apresentada na revista Nature Genetics. Os resultados fornecem informações sobre a origem e a evolução desta subfamília e sobre a base genética do sabor dos citrinos.
A subfamília das laranjas compreende centenas de espécies – incluindo laranjas, limões, limas e toranjas – muitas das quais são amplamente cultivadas. No entanto, a origem e a evolução da subfamília das laranjas, bem como a base genética da variação do sabor dos frutos, não são claras.
Qiang Xu e colegas analisaram os genomas de 314 membros da subfamília das laranjas e reuniram os genomas de 12 espécies. Sugerem que a antiga placa indiana foi provavelmente a área ancestral dos géneros relacionados com os citrinos e que o centro-sul da China foi o principal centro de origem do género Citrus.
Os autores também exploraram a base genética subjacente às variações no teor de ácido cítrico – um componente-chave para o sabor da fruta. Descobriram que o gene PH4 tem um papel fundamental na acumulação de ácido cítrico nos citrinos.
Os resultados lançam luz sobre a evolução da subfamília das laranjas, os mecanismos reguladores subjacentes aos sabores dos citrinos e fornecem recursos genómicos para investigação futura.