Vem aí o inverno. Como manter a minha casa aquecida?



O inverno aproxima-se e é altura de preparar a casa para o tempo frio. De acordo com estudos anteriormente realizados pelo Portal da Construção Sustentável, “sabemos que as casas dos portugueses são maioritariamente frias no inverno”. Assim, o Portal sugere 10 medidas “simples que podem aumentar a eficiência energética das habitações e protegê-las contra os danos causados pela chuva e pelas baixas temperaturas”.

  1. Calafetar bem as portas e janelas.

A quantidade de energia que se perde por baixo das portas de entrada e janelas que não estão devidamente vedadas, é bem maior do que o que se imagina. Para reduzir esta perda de energia sem ter de substituir portas e janelas, pode utilizar uma “serpente de correntes de ar” ou “chouriço”, ou ainda substituir a calafetagem de portas e janelas, que é um simples trabalho de bricolage;

  1. Tire partido da luz e calor do sol.

O sol é a nossa maior fonte de energia. Pode usá-lo em seu benefício, durante a estação fria. Se tem uma fachada orientada a sul, deixe a luz solar incidir nas janelas de vidro, assim o espaço interior aquece de forma natural;

  1. Adicione isolamento onde é mais preciso.

Se a sua casa é um último andar ou moradia, verifique o isolamento no sótão. Adicionar isolamento ao sótão, às paredes ou ao chão pode fazer uma grande diferença no inverno (conservando o calor) e no verão (mantendo o ar fresco no interior)

  1. Verifique os seus aparelhos de climatização.

Se necessita trocar os seus aparelhos de climatização, opte por aparelhos mais eficientes e de preferência com termostato programável. Esta alteração irá permitir manter as temperaturas mais baixas quando não estiver em casa, e ainda poupar muito dinheiro em custos de aquecimento, aumentando a eficiência energética da sua casa.

  1. Se vive numa moradia, inspecione o telhado.

Danos no telhado são um dos problemas mais comuns que afetam as casas no inverno. Uma simples inspeção ao telhado é tudo o que é necessário. Certifique-se que não há telhas soltas ou rachadas, uma vez que as ruturas ou lacunas podem deixar entrar água.

  1. Baixe a temperatura do seu esquentador.

Se possível, tente manter a temperatura máxima do seu esquentador um pouco mais baixa do que o habitual, consumirá menos energia e poupará dinheiro.

  1. Tem uma ventoinha de teto?

Mude a direção da ventoinha de teto. Sabia que rodar a ventoinha no sentido dos ponteiros do relógio produz ar mais quente e no sentido contrário produz ar mais frio? É verdade! Faça o teste!

  1. Mantenha as caleiras limpas.

Limpe os algerozes e as calhas do telhado para que possam drenar corretamente e não causem problemas de drenagem e/ou transbordamento de água durante uma grande chuvada.

  1. Mantenha as janelas orientadas a Norte protegidas pelo seu interior.

A transferência de calor através do vidro acontece sempre do espaço mais aquecido para o mais frio. É por isso imperativo não deixar perder a temperatura de conforto pelas janelas, especialmente as orientadas a Norte. Quando a temperatura começa a arrefecer deve proteger os vidros pelo seu interior. Pode fazê-lo com cobertores ou cortinas espessas.

  1. Agende a visita de um especialista.

Se a sua casa é realmente fria no inverno e não sabe porquê, está na altura de fazer uma verificação especializada. A visita efetuada por um profissional pode ajudá-lo a descobrir quaisquer as questões ou problemas com a sua casa antes do início do tempo mais frio.

“Proteja-se do frio. Os problemas e doenças associados ao frio vão desde o aumento da tensão arterial e as constipações comuns, até outros problemas mais graves. Estes conselhos podem ajudar a manter a temperatura de conforto dentro de casa, mas nunca deixando de garantir uma adequada ventilação das habitações renovando o ar (por ex. abrindo as janelas apenas 10 minutos de manhã)”, conclui o Portal da Construção Sustentável.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...