Agroindustrial do Centro quer formar especialistas na valorização de resíduos



A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) vai ministrar um curso piloto ‘online’ que pretende criar especialistas na valorização de resíduos do setor agroindustrial.

“O perfil profissional do especialista na valorização de resíduos do setor agroindustrial não existe ainda nas estruturas de formação atuais, pelo que o grande objetivo do projeto ByP4Dev é que este curso possa ser integrado nos programas letivos das escolas profissionais e entidades do ensino superior do setor agrícola, agroalimentar e agroindustrial”, refere a InovCluster.

O objetivo passa por “colmatar a necessidade de mercado identificada e de fornecer soluções para o mercado de trabalho nesta área que está em evolução crescente”.

Trata-se de um curso totalmente ‘online’, com a duração de 55 horas e uma agenda recomendada de sete semanas, que, por ser disponibilizado ‘online’, pode ser efetuado ao ritmo de cada um.

Os temas abordados passam pelas novas tendências de mercado e oportunidades para o aproveitamento e valorização dos resíduos e subprodutos oriundos da agroindústria, da produção agrícola e pecuária, as principais tecnologias e processos disponíveis para tratar e valorizar cada tipo de resíduo e formas para criar estratégias de negócio nesta área.

A InovCluster sublinha que a sua aposta neste projeto tem como objetivo “proporcionar às suas empresas associadas, e também a todo o ecossistema do setor agroindustrial, a possibilidade do reforço da formação profissional para os trabalhadores da agroindústria”.

O curso é totalmente ‘online’ e em inglês, dado o seu caráter internacional, e foi desenvolvido sob o modelo ECVET (Sistema Europeu de Créditos para o Ensino e Formação Profissionais), que confere uma certificação que é igualmente reconhecida em todos os países da Europa.

A inscrição está aberta a todos os que queiram aprofundar os seus conhecimentos nesta área, de forma gratuita, e pode ser formalizada através do sítio na Internet www.byp4dev.eu/mooc/

Os interessados podem ainda contactar a InovCluster através do e-mail geral@inovcluster.pt.

A InovCluster, com sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, tem como objetivo o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e procura a afirmação da região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional.

Criada em 2009, conta já com 184 associados, dos quais 148 empresas, associações, instituições de ensino superior, instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) ligadas ao setor agroindustrial e agroalimentar, e vários municípios da região Centro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...