Eco Compras: Projeto pioneiro da a Aliados Consulting pretende capacitar Administração Pública para compras sustentáveis
Com o objetivo de implementar um processo de compras públicas sustentável e circular, facilitando e priorizando as oportunidades de sustentabilidade no modelo de contratação pública, a Aliados Consulting, Consultora em Inovação, está a desenvolver o projeto Eco Compras. “Pioneiro” em Portugal, este projeto “dá resposta” à Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas ECO360, capacitando todas as chefias e colaboradores da Administração Pública para que, através das compras, o setor público caminhe em direção a uma transição sustentável, sublinha em comunicado.
De acordo com o EC0360, até 2025, 50% das entidades da Administração Pública e do setor empresarial do Estado têm de ter adotados critérios ambientais e até 2030 esta implementação deve chegar aos 95%. Altura em que 100% das entidades da Administração Pública devem, também, possuir uma estratégia ou um plano de integração de critérios ambientais nas suas estratégias de compras.
No entanto, este processo “nem sempre é simples. A falta de apoio técnico, a necessidade de formação para aplicação de critérios ecológicos e a complexidade no desenvolvimento de procedimentos com critérios ecológicos estão entre os principais motivos da não adoção de critérios de contratação pública ecológica”.
Tendo isto em consideração, o projeto Eco Compras “para além de capacitar a Administração Pública para compras mais sustentáveis apoia também as empresas na conquista de contratos públicos associados a novas exigências de sustentabilidade, contribuindo para o cumprimento das metas nos prazos previstos pela legislação aplicada”.
Tiago Ferreira, Diretor Executivo da Aliados Consulting, afirma que a Aliados “está empenhada em acelerar a transição verde em Portugal. Temos vindo a apoiar diversas empresas e autarquias na melhoria da sua performance em sustentabilidade, seja através da construção das suas estratégias, avaliação do seu desempenho e reporte, mas também no desenvolvimento de projetos de inovação na temática. Salientando que com o Eco Compras pretendemos capacitar as organizações que praticam contratação pública, nomeadamente autarquias, agências ou empresas públicas, instituições de ensino superior, entre outras, para que adotem de forma inteligente e competitiva critérios de ecologias nas suas compras, melhorando o seu desempenho em sustentabilidade”.
Com o objetivo de trazer a debate a Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas – ECO 360 e levar à reflexão sobre as oportunidades que existem em fornecer serviços mais sustentáveis, no dia 9 de novembro, das 11h às 12h30, vai ser dinamizado o webinar “Oportunidades decorrentes da ECO 360 para o setor privado”. Este webinar conta com o apoio do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.
Especialistas nas temáticas da Estratégia Nacional para Compras Públicas Ecológicas e da Sustentabilidade Empresarial vão analisar a nova estratégia de compras públicas ecológicas – a ECO 360 e rever as estratégias de acompanhamento do lado da oferta, que se materializa através da integração de sustentabilidade na atividade empresarial. O foco será no alinhamento com a estratégia e nas oportunidades de fornecer serviços e produtos que atendem a critérios de sustentabilidade, nomeadamente ecológicos.
Um webinar dirigido a todo o setor privado que já é fornecedor do setor público, mas também para os que ainda não são, mas podem perspetivar sê-lo a partir de uma atividade económica mais sustentável. A obtenção de eficiência de recursos, a bioeconomia sustentável e a transição para a economia circular, a ecoinovação na indústria e a neutralidade climática da economia portuguesa são alguns dos temas que vão ser debatidos nesta iniciativa.
Do painel fazem parte Rui Garcia, Civil Engineer na Garcia Garcia, António Baptista, Senior Researcher/Research Coordinator no INESC TEC, e Maria João Coelho Head of Sustainability Knowledge no BCSD Portugal.
A inscrição é gratuita e deve ser realizada através de um formulário online AQUI.