Sintra associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos



O Município de Sintra vai associar-se, mais uma vez, à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (European Week for Waste Reduction), que este ano tem lugar entre 18 e 26 de novembro, revelou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a edição deste ano, a 15.ª, coloca o principal enfoque nas “Embalagens”, que, na União Europeia, correspondem a 36% dos resíduos urbanos. Durante uma semana, a Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão dinamizar um conjunto de atividades no sentido de sensibilizar os munícipes para a necessidade da Redução de resíduos, Reutilização de produtos e Reciclagem de materiais.

A reavaliação de hábitos de consumo, nomeadamente com o objetivo da diminuição da utilização de embalagens, será o foco da Semana, atendendo ao significativo impacto ambiental: as embalagens plásticas são o material com maior intensidade de carbono, com um total de 1,8 toneladas de CO2 emitidas durante o ciclo de vida de uma tonelada de embalagens plásticas. Em apenas uma década, entre 2009 e 2019, a  produção de resíduos de embalagem, no seio da União Europeia, aumentou de 66 milhões para 78,5 milhões de toneladas, o equivalente a 173 kg por habitante.

As atividades decorrem, predominantemente, em instalações de atendimento ao público, nomeadamente no Espaço do Cidadão de Rio de Mouro, no dia 21, das 9h00 às 12h00; Espaço do Cidadão de Pêro Pinheiro, dia 22, das 9h00 às 12h00; Loja do Cidadão de Agualva-Cacém, dia 22, das 14h00 às 16h30; Espaço do Cidadão de Massamá, dia 23, das 9h00 às 12h00; e Gabinete de Apoio aos Munícipe de Queluz, dia 24, das 9h00 às 12h00.

“T-Shirt Velha, Saco Novo” é o desafio proposto pela Câmara de Sintra, ao proporcionar uma nova vida a uma mera peça de vestuário com o objetivo de permitir a sua utilização para transportar um bem alimentar ou outro, eliminando o recurso a um saco plástico ou a uma embalagem. Os SMAS de Sintra, por seu turno, vão sensibilizar para as questões ambientais, através da dinamização de um Eco-Quiz, privilegiando, ainda, a divulgação e adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

Em vésperas da obrigatoriedade de recolha em todo o país, que será uma realidade a partir de janeiro de 2024, o Município de Sintra vai continuar a fomentar a adesão ao sistema, no sentido da valorização dos restos alimentares, conferindo, para além dos benefícios ambientais (produção de composto para a fertilização de solos agrícolas ou produção de energia), um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos.

O município reforça, durante essa semana, a campanha porta a porta na freguesia de Casal de Cambra, que pretende chegar a 12.700 habitantes, divididos por 5.736 fogos, e que contempla ações de sensibilização nos estabelecimentos de ensino e contactos com restaurantes e estabelecimentos similares (Canal Horeca) e junto de grandes produtores de restos alimentares.

No Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, futuro Museu da Água e Resíduos, a semana contempla a dinamização de um conjunto de jogos interativos, nomeadamente ”Aprender com a Prática”, “Parede de Batak”, “Resíduos aos Pares” e “Jogo da Compostagem”, assim como a exposição “Reciclagem e Resíduos” que sensibiliza para a deposição correta de resíduos e a adoção de boas práticas ao nível do ciclo urbano dos resíduos. Durante os fins de semana, os visitantes poderão fazer uma atividade alusiva ao tema da Reutilização (dias 18 e 19), que abordará a importância da reutilização de produtos e materiais, e “Varandim Aromático” (dias 25 e 26), que consiste na construção de pequenas estufas com materiais reciclados.

Consciente das suas responsabilidades na área ambiental, o Município de Sintra volta, assim, a associar-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, este ano centrada na temática das “Embalagens”, e numa ocasião em que decorre o processo de adesão ao Pacto Português para os Plásticos, uma plataforma que reúne os diferentes atores de várias áreas e setores da cadeia de valor nacional do plástico, que pretende contribuir para resolver, desde a origem, os problemas associados ao plástico, promovendo a transição para uma Economia Circular e visando uma utilização mais racional deste material.

Mais informações sobre a participação do Município de Sintra na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos aqui

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...