Criança de 11 anos morre em ataque de crocodilo no centro de Moçambique
Uma criança de 11 anos morreu após ser atacada por um crocodilo quando foi buscar água ao rio Vanduzi, na província de Manica, centro de Moçambique, disse hoje fonte policial à Lusa.
O ataque ocorreu na sexta-feira, por volta das 17:30 (15:30 em Lisboa), no distrito de Vanduzi, disse Mateus Mindú, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica, referindo que este é o primeiro caso que se regista este ano.
Segundo a imprensa local, a criança estava na companhia da sua irmã, também menor, que a terá tentado salvar, mas sem sucesso.
“Tentei puxar a mão dela, mas o crocodilo tentou atacar-me também e voltei para casa para avisar a família”, disse a irmã da vítima, citada pelo canal privado STV.
Os incidentes com animais selvagens são comuns nas zonas rurais em Moçambique e as margens de rios acarretam um risco acrescido.
O crocodilo é um dos animais que mais vítimas mortais causa anualmente em Moçambique, tendo sido responsável por 76 mortes em 2020, segundo dados da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) relativos a incidentes registados – muitos não chegam a ser reportados.
De acordo com o organismo, os crocodilos mataram mais pessoas em fevereiro, janeiro e dezembro, meses da estação das chuvas, que em Moçambique decorre de outubro a março.