A preocupação pelo consumo sustentável é uma realidade



A sustentabilidade é um tema obrigatório na estratégia empresarial atual pela obrigatoriedade de cumprir determinadas metas europeias e governamentais, mas também porque os próprios consumidores assim o exigem.

Numa altura em que os consumidores estão mais exigentes e informados sobre a origem de cada produto, ou serviço que adquirem, quais os recursos que utilizam e que preocupações têm em todo o processo até chegar à sua mão, uma empresa para ser bem-sucedida, precisa obrigatoriamente de se preocupar com sustentabilidade.

Existem metas para cumprir

A agenda 2030 como é conhecida aborda vários elementos da sustentabilidade nas vertentes sócio, económico e ambiental. Medidas com vista a produção e consumo sustentáveis são uma das medidas incluídas na lista que terão de ser cumpridas até 2030, mas, a verdade é que além da obrigatoriedade de criar soluções mais sustentáveis, também os consumidores assim o exigem, tal como é mostrado pelos padrões de consumo atuais.

O consumidor atual, correspondente à população ativa que nasceu e cresceu com a internet – geração Millennial, torna-o mais exigentes porque podem pesquisar sobre o produto que desejam comprar antes de o fazer, além de conseguirem analisar o que os concorrentes têm de oferecer.

A maioria dos consumidores procura marcas com certificação e selos de qualidade, garantia de “cruelty-free” e que sejam realmente respeitadoras em relação ao meio ambiente. Além de tudo isto, os consumidores estão habituados a conviver diariamente com o mundo virtual e reconhecer o seu papel na diminuição de recursos, comunicação da marca e a sua posição no mercado.

O digital será assim tão importante na sustentabilidade?

A resposta é sim, o digital é uma peça fundamental na sustentabilidade, já que permite uma diminuição de recursos e desperdícios, ao mesmo tempo, que torna a informação acessível a todos, independentemente da sua localização.

É exatamente por esse motivo que muitas das empresas estão a optar por oferecer a maior parte dos seus produtos e serviços em formato digital. Além do formato digital não diminuir a qualidade dos serviços, é, na verdade, o local onde a maioria dos consumidores se encontram.

São vários os exemplos de indústrias que estão a focar-se no digital com grande sucesso. Como as plataformas de streaming que, não substituindo a experiência de uma ida ao cinema, oferece acesso a milhares de filmes e séries no conforto da sua casa que pode ver quando quiser (com pipocas incluídas), os jogos online presentes nas diferentes plataformas como um casino online em Portugal, ou plataformas de jogos que antes estavam presentes apenas nos salões de jogos e até os livros que passaram a ser mais sustentáveis com as suas versões digitais, em audiobook, ou e-book, disponíveis em dispositivos como o Kobo.

Mesmo nas indústrias que oferecem produtos como as lojas online, além da diminuição de recursos óbvios como um espaço físico, é importante também que exista uma preocupação ao nível da sustentabilidade no envio das embalagens que mostrem sem dúvidas uma posição sustentável.

Ainda que nem todas as empresas possam existir apenas no digital, é importante que todos os setores se preocupem com este ponto e que apostem na sustentabilidade no que é possível para o seu setor.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...