Brasil vai reduzir conta da luz

Enquanto que em Portugal o preço da electricidade não pára de subir, no Brasil assiste-se a uma diminuição da conta da luz. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff prepara-se para anunciar medidas para fortalecer a economia, entre elas a redução da conta da luz.
O jornal diz que a queda de tarifas para consumidores residenciais será de 16,2% e, para as indústrias, entre 12 e 28%, consoante a tensão eléctrica utilizada pela empresa. A medida vai ainda beneficiar as empresas que utilizam uma maior tensão e têm de fazer um uso mais intensivo de energia.
Ainda segundo o Folha de São Paulo, serão extintos três encargos: a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que todos os brasileiros subsidiam desde a década de 70 para a produção de energia em regiões isoladas do País; a Reserva Global Reversão (RGR), criada em 1957 para investir em projectos de universalização da energia eléctrica; e o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Eléctrica, que desde 2004 procura desenvolver as energias alternativas, como biomassa e eólica.