EPAL celebra Dia Mundial da Água com várias iniciativas



A EPAL celebra a Água numa semana cheia de iniciativas, eventos e, acima de tudo, de festejos, de sensibilização e de muitas mensagens de sustentabilidade ambiental, revela em comunicado.

Segundo a mesma fonte, “não cabiam num único dia as inúmeras atividades que lhe dedicamos, por isso, a EPAL estendeu os festejos para a semana de 18 a 27 de março”. De norte a sul do País, a EPAL/AdVT estará a dinamizar inúmeras atividades com alunos de diferentes escolas, começando a semana na CerciPortalegre com uma ação inclusiva. Desde Jogos da Água, a perguntas e respostas sobre o ambiente, crianças, jovens e adultos vão poder testar e aprofundar os seus conhecimentos, reforçando a sua posição de agentes ativos por um Planeta melhor.

Além disso, vão prosseguir a Campanha de Adesão ao Consumo Sustentável de Água da Torneira. Durante a semana, muitas entidades se juntarão e abraçarão tão importante projeto, tais como, a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, o Hospital Dona Estefânia, o Agrupamento de Escolas Eça de Queirós e a SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia. Através desta campanha, a EPAL oferece, às Entidades Públicas e Privadas de Lisboa, jarros para áreas comuns e garrafas dos congressos para salas de eventos com o compromisso de a Entidade disponibilizar, aos seus públicos, o acesso à água da torneira e que conta já com cerca de 400 aderentes.

Diversas entidades parceiras terão também a oportunidade de assistir a palestras de sensibilização para a poupança de água e workshops de águas aromatizadas e de cozinha sustentável.

Já o Centro Cultural de Belém, aderente da Campanha desde 2018, estabeleceu com a EPAL novos desafios, nomeadamente, no que diz respeito aos grupos de artistas e orquestras. Assim, será assinado um Protocolo entre ambas as entidades que consiste em disponibilizar a estes grupos as novas garrafas Fill Forever rPET.

Promover a transição para a economia circular, gerindo o ciclo urbano da água em equilíbrio com a natureza e desenvolvendo abordagens sinérgicas de combate às alterações climáticas, quer na mitigação quer na adaptação, são ambições de sustentabilidade das empresas do Grupo Águas de Portugal.

Neste contexto, e respondendo a estes desafios, a Águas do Vale do Tejo (AdVT), em parceria com a AdP VALOR, inauguram o Parque de Lamas do Entroncamento, no dia 21 de março, às 9h30.

Na ETAR do Entroncamento, encontramos um exemplo da ação da Águas do Vale do Tejo, materializada na produção de água para reutilização (ApR), para utilizações internas e externas compatíveis, e na valorização das lamas resultantes do processo de tratamento das águas residuais, para aplicação em solos agrícolas ou florestais.

Para otimizar a gestão de lamas, foi largamente ampliada a capacidade de armazenamento através da instalação deste Parque, no qual serão centralizadas as lamas provenientes desta e de outras ETAR da AdVT.

Aqui, através de processos de estabilização processa-se a adequação das lamas de ETAR em biofertilizantes com vista à sua valorização. A utilização deste biofertilizante, rico em matéria orgânica e nutrientes, em solos agrícolas ou florestais contribui ainda para a resiliência dos territórios face ao risco/combate à desertificação através da rearborização.

Para assinalar a ocasião será ainda realizada uma plantação de espécies autóctones com alunos dos 1º e  2º ciclos de Escolas da região com a distinção “Eco-escolas”, em parceria com a QUERCUS. Afinal, nesta data também se comemora o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas.

Bem mais a norte, na Guarda, também neste dia, a Câmara Municipal da Guarda e a Águas do Vale do Tejo farão uma cerimónia que assinalará a utilização de ApR – Água para Reutilização, produzida na ETAR São Miguel, no PURD – Parque Urbano do Rio Diz.

O processo de licenciamento de produção de ApR da ETAR São Miguel foi submetido a 25 de julho de 2023 e emitido a 20 de outubro de 2023. O TUA (Título Único Ambiental) ApR da ETAR São Miguel contempla não só a rega de espaços verdes como outras finalidades, nomeadamente, usos urbanos como lavagem de ruas e veículos, usos industriais e rega agrícola.

No dia 22 de março, o Pátio da Água da Avenida da Liberdade volta a abrir as suas portas e ainda nem chegou o verão. As tão conhecidas águas aromatizadas voltam a fazer delícias, mas muitas mais surpresas estarão à espreita.

Entre as 17h00 e as 19h00, será lançada a nova Fill Forever rPET. Com esta nova edição, promovemos a verdadeira circularidade da nossa garrafa uma vez que é proveniente de matéria-prima de reciclagem, convergindo para uma solução mais amiga do ambiente, que vai ao encontro da crescente preocupação do consumidor em associar-se a marcas com uma agenda ecológica e que pretendem contribuir, verdadeiramente, para um futuro mais verde.

Será a Fill Forever de sempre, mas ainda mais sustentável, pelo facto de ser feita com matéria-prima proveniente de reciclagem, com recurso a um sistema de gravação sem recurso a tintas, tornando-se, assim, completamente reciclável.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...