Entrevista: “Disponibilizamos alternativas para a descarbonização da mobilidade, tais como o combustível 100% renovável”, Beatriz Giacomini, Repsol



Em entrevista à Green Savers, Beatriz Giacomini, Diretora de Comunicação e Relações Externas da Repsol, fala-nos sobre a estratégia de sustentabilidade da empresa, assim as ações de responsabilidade social que têm desenvolvido nos últimos tempos.

Quais os eixos fulcrais da vossa estratégia ESG?

O objetivo principal da Repsol é satisfazer as necessidades energéticas dos nossos Clientes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e atingir a neutralidade carbónica até 2050. Este objetivo está definido na Política de Sustentabilidade, que estabelece seis linhas de atuação: alterações climáticas, ambiente, inovação e tecnologia, segurança, pessoas e ética e transparência.

Anualmente, são definidos objetivos de sustentabilidade para cada eixo, no âmbito de uma estratégia plurianual que a Empresa reporta anualmente no Relatório Integrado de Gestão.

O processo de definição dos objetivos que integram o Plano Global de Sustentabilidade assenta na identificação de oportunidades de melhoria e tem em conta as expectativas dos diversos stakeholders em matéria de sustentabilidade, com base em estudos internos, como a dupla análise de materialidade e o mapa interno de riscos de sustentabilidade, e referências externas.

 

Fale-nos um pouco das ações que têm desenvolvido, no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social.

Temos demonstrado, ao longo dos anos, um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social nas nossas operações, através de iniciativas como a promoção de combustíveis alternativos e a implementação de tecnologias mais eficazes. O nosso Plano Estratégico 2024 – 2027 estabelece um roteiro exigente para que a transição energética continue a avançar com sucesso em direção ao objetivo das zero emissões líquidas até 2050.

Apostamos num modelo que integra diferentes tecnologias, combinando a eletrificação com a utilização de combustíveis renováveis e oferecendo soluções para todas as necessidades da sociedade. Estabelecemos objetivos intermédios de redução de emissões, com uma redução do indicador de intensidade carbónica de 15% até 2025, 28% até 2030 e 55% até 2040.

Na área Industrial apostamos na eficiência energética, na economia circular, no hidrogénio renovável e nos combustíveis 100% renováveis. Estamos a transformar os nossos centros industriais em polos multienergéticos, capazes de gerar produtos com uma baixa pegada de carbono.

No primeiro trimestre de 2024 iniciámos a produção exclusiva de combustível 100% renovável em larga escala no Complexo de Cartagena, a primeira fábrica do género na Península Ibérica. Na Repsol fornecemos este combustível em mais de 150 Estações de Serviço e o nosso objetivo é chegar às 600 estações até ao final de 2024 e às 1.900 até 2027, em Portugal e Espanha.

Em Portugal, o nosso Complexo Industrial de Sines recebeu o maior investimento realizado no país nos últimos 10 anos, que contempla a construção de duas novas fábricas para produzir materiais poliméricos, de alto valor acrescentado, 100% recicláveis.

Concomitantemente, a Repsol procura investir em projetos sociais, de desenvolvimento comunitário e ambientais, apoiando o desenvolvimento económico e social das regiões onde opera. Um exemplo disso é a implementação do projeto Motor Verde +Floresta em Portugal, que representa um marco sem precedentes na reflorestação do país, com o objetivo de recuperar a biodiversidade em 100.000 hectares, através da plantação de mais de 90 milhões de árvores de espécies autóctones, após os efeitos devastadores dos incêndios nos últimos anos, que representaram uma perda de mais de 90.000 hectares de floresta por ano, desde 2017. Com estes trabalhos de reflorestação vai ser possível gerar oportunidades de emprego local e inclusivo, e promover-se-á a colaboração com a administração pública e entidades sociais para promover a contratação de grupos vulneráveis. Do mesmo modo, também associado ao projeto, iremos colocar em marcha um programa com diferentes iniciativas formativas para melhorar a empregabilidade no setor florestal e promover o empreendedorismo verde entre os habitantes das zonas onde decorra a reflorestação.

 

Foram recentemente distinguidos como “Escolha Sustentável”. De que forma veem este prémio e como pode impactar a vossa jornada futura?

A distinção “Escolha Sustentável 2024” é uma prova e reconhecimento do nosso compromisso com a sustentabilidade. A Repsol continuará a investir na transição energética e a trabalhar diariamente para oferecer energia, de forma sustentável, aos seus Clientes. Este é um caminho que já percorremos há vários anos e assumimos o compromisso com a descarbonização.

A distinção “Escolha Sustentável 2024” reforça o reconhecimento do nosso esforço contínuo em direção a um futuro mais sustentável e acaba por inspirar-nos a continuar a investir na transição energética.

 

Considera que as empresas do seu setor estão no caminho certo rumo à sustentabilidade? Não só ambiental, mas também financeira e social.

É fundamental que as empresas do setor reconheçam a importância da transição energética e que trabalhem em conjunto para alcançar os objetivos de sustentabilidade, não apenas ambientais, mas também financeiros e sociais.

Como empresa multienergética, a Repsol disponibiliza alternativas para a descarbonização da mobilidade, como por exemplo o combustível 100% renovável, disponível em Portugal para frotas cativas, e pontos de carregamento elétrico. Na Repsol, acreditamos que é possível atingir as zero emissões líquidas até 2050, garantindo a segurança energética, a sustentabilidade e a acessibilidade.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...