Alunos de Torres Vedras criam 12 bandeiras inspiradas na ONU para enviar a António Guterres



Alunos de várias nacionalidades da Escola Internacional de Torres Vedras (EITV) conceberam e realizaram 12 propostas de “Bandeiras do Planeta”, que representam os ideais das Nações Unidas. As bandeiras estão em exposição na escola até ao final do ano letivo e serão depois enviadas ao cuidado do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, na sede da instituição, em Nova Iorque, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a exposição “Bandeiras do Planeta” é um dos pontos altos do Open Day (Dia Aberto) que a EITV vai proporcionar a quem quiser conhecer a escola, no dia 18 de maio. Um festival de teatro, em que participam sete escolas de Torres Vedras, é outro dos destaques de um dia aberto a toda a comunidade, que reúne cerca de 2 mil pessoas.

Bandeiras criadas por alunos de 14 anos

As “Bandeiras do Planeta” foram criadas por 26 alunos do 8.º ano da EITV. Estas bandeiras, com dimensões e especificações oficiais, simbolizam a união em torno de causas e valores fundamentais, promovendo a paz, cooperação e compreensão entre os povos.

Várias individualidades e líderes políticos nacionais foram convidados pelos alunos a visitar a exposição, incluindo o Secretário-Geral das Nações Unidas. António Guterres respondeu, agradecendo a iniciativa, mas explicando que a sua agenda sobrecarregada impossibilita que possa marcar presença. Ainda assim, terá oportunidade de ver as bandeiras quando estas forem enviadas para a ONU, no final do ano letivo.

Na carta enviada a António Guterres, os alunos sublinham que “as 12 Bandeiras do Planeta refletem um compromisso com a promoção da paz, da cooperação e da compreensão entre os povos. O mais simples dos gestos – como esta iniciativa – pode trazer tanta força que acreditamos verdadeiramente que este exercício visual cria um impacto positivo e também um sorriso autêntico. O conteúdo desta exposição não pertence apenas aos alunos envolvidos, mas sim a toda a Humanidade”.

Eduardo Castro, diretor pedagógico da EITV, explica que “numa altura em que dois conflitos de grandes proporções enchem os noticiários das televisões, estas bandeiras expressam os sentimentos de 26 jovens estudantes, com apenas 14 anos de idade, mas que já demonstram uma notável capacidade de reflexão e ação, inspirando-nos a todos com a sua determinação e visão de futuro. Estamos cientes da agenda sobrecarregada do Secretário-Geral das Nações Unidas e ficámos muito felizes pela gentileza de ter respondido aos alunos, que ficarão muito orgulhosos por poderem enviar as bandeiras para as Nações Unidas”.

Open Day é um dia de festa

O Open Day / Dia Aberto é um dos momentos mais altos do ano para a Escola Internacional de Torres Vedras. Na tarde de dia 18 de maio, a partir das 14h30, a escola abre as suas portas para dar a conhecer o espaço e a oferta educativa de forma holística e integrada, dando oportunidade às famílias de explorar o campus e falar com os professores e encarregados de educação.

Ao longo da tarde, um conjunto alargado de atividades foi pensado para envolver todos os visitantes. As atividades passam pelas artes – com teatro, dança, música ao vivo, poesia, artes circenses, exposições – e pelo desporto, com torneios de várias modalidades e jogos tradicionais, sem esquecer os insufláveis e as pinturas faciais para os mais novos.

As vagas para o Open Day são limitadas e a inscrição deve ser feita no site da escola, em www.eitv.pt.

Um atrativo extra é a realização, também na tarde do Open Day, de um Festival de Teatro em que participam alunos, professores e encarregados de educação de sete escolas do concelho de Torres Vedras, numa celebração da arte e cultura local, e que conta com a presença de responsáveis da autarquia. Este ano, as escolas confirmadas são, além da EITV, as Secundárias Henriques Nogueira e Madeira Torres, as EB 2,3 Padre Vítor Melícias e Freiria, o Externato de Penafirme e a ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...