O tempo de domesticação do cavalo
A domesticação do cavalo moderno provavelmente não ocorreu antes de 2.700 a.C., de acordo com uma análise de 475 genomas de cavalos antigos publicada na revista Nature. A descoberta desafia as hipóteses anteriores de tempos de domesticação anteriores.
Os cavalos revolucionaram a história da humanidade ao aumentarem a mobilidade, mas a cronologia entre a domesticação e a integração generalizada como meio de transporte continua a ser controversa.
As provas genéticas sugerem que os cavalos domésticos modernos surgiram nas estepes ocidentais da Eurásia, incluindo em regiões habitadas por pastores conhecidos como Yamnaya, por volta de 3000 a.C. Algumas teorias sugerem que os Yamnaya montavam cavalos quando migraram para a Europa.
O aparecimento anterior de uma linhagem diferente de cavalos domésticos (potencialmente utilizados pelo seu leite), associada à cultura Botai na Ásia Central (de um contexto que data de cerca de 3.500 a.C.), aumenta a confusão.
Para investigar os potenciais momentos da domesticação, Pablo Librado, Ludovic Orlando e colegas efetuaram análises genómicas de 475 cavalos antigos e 77 modernos.
Concluíram que, por volta de 2 200 a.C., se registou uma mudança clara nas práticas de criação de cavalos (incluindo a introdução do acasalamento entre parentes próximos), que levou à substituição de quase todas as linhagens de cavalos por linhagens domésticas modernas.
Esta expansão foi precedida por um estrangulamento da domesticação (com início por volta de 2.700 a.C.) em que o tempo de geração (relativo à idade dos cavalos quando se reproduzem) foi reduzido, facilitando assim a criação dos novos cavalos domésticos. Pesquisas anteriores sugerem que a migração Yamnaya ocorreu entre 3.300 e 2.600 a.C.
Por conseguinte, os dados deste estudo são incompatíveis com a hipótese de os povos das estepes relacionados com os Yamnaya terem sido acompanhados por grandes manadas de cavalos domesticados modernos, sugerem os autores.
Os autores também encontraram provas de domesticação nos cavalos Botai (incluindo tempos de geração mais curtos), o que significa que a criação de cavalos pode ter ocorrido em algumas regiões antes de 2.700 a.C., mas não levou a uma mobilidade generalizada de cavalos.