Jogo do Minecraft ensina a sobreviver às ondas de calor extremo
As notícias de secas extremas e ondas de calor excessivo enchem as páginas de sites e jornais por todo o mundo. O Minecraft – um jogo feito de blocos, criaturas e comunidade – juntamente com o Adrienne Arsht-Rockefller Foundation Resilience Center, uma organização sem fins lucrativos que pesquisa métodos de resiliência climática, desenvolveram um novo jogo educativo chamado Heat Wave Survival (sobrevivente da Onda de Calor) onde os jogadores têm de derrotar um dragão que cospe fogo — personificação do calor extremo.
Este vilão serve de “professor” para ensinar as crianças sobre os seus perigos e como se prevenir dos seus efeitos, caso da exaustão e insolação. Pelo meio vão dando dicas de como se manter hidratado, baixar a temperatura com compressas frias, borrifadores de água ou ventoinhas movidas a energia limpa.
Por fim, ainda exploram a importância de cuidar do planeta, criar espaços verdes com magníficas sombras de árvores e aprender sobre soluções de política climática urbana.
Outra novidade é que apesar deste jogo poder ser “brincado” em casa, ele foi desenvolvido para o Minecraft Education, para ser projetado em sala de aula como uma forma de levar os alunos a refletir e cuidar do planeta em comunidade (https://onebillionresilient.org/project/minecraft-extreme-heat-series/).
Os jogadores embarcam numa jornada para proteger a sua vila virtual do famoso dragão. São desafiados a explorar países ao redor do mundo à procura de soluções que combatam o aquecimento global que os podem proteger não só no mundo do jogo, mas também na vida real. “Enquanto jogam, os alunos aprendem que parques, superfícies reflexivas e estruturas de sombra podem reduzir as temperaturas”, dizem no site da Minecraft Education.
Este jogo de blocos quadrados leva os utilizadores a criarem mundos fantásticos. As crianças são verdadeiros arquitetos e engenheiros do mundo virtual. Por isso, é chamado de sandbox porque como refere a empresa no seu site “há muitas coisas para fazer e muitas maneiras de jogar. Quem seja criativo, pode usar os blocos para construir coisas da sua imaginação”.
Por isto, Shane Hayes, diretor da iniciativa de videojogos do Centro de Resiliência da Fundação Adrienne Asht-Rockefeller, afirmou à revista Fast Company que gosta de comparar o Minecraft a peças de lego virtuais. “Vejo o Minecraft como uma plataforma para a criatividade, algo que os alunos podem tornar seu.”