Vale da Morte regista a temperatura mais elevada da Terra



O Parque Nacional do Vale da Morte, um vale desértico situado nos EUA, na Califórnia e Nevada registou este mês uma temperatura preliminar de 54,4 graus Celcius. A temperatura mais elevada desde 1913, altura em que que chegou aos 56,6 graus Celsius, segundo um comunicado enviado pelo National Weather Service (NWS).

A agência diz ainda que este calor resulta de um sistema de alta pressão que se instalou em grande parte da Costa Oeste dos EUA. “Durante essa época do ano, o Oeste e o Sudoeste dos EUA geralmente são afetados pela monção norte-americana”. Porém esta não se desenvolveu como costuma acontecer, então o Vale da Morte está a ficar mais quente sob alta pressão.

Vivaldo José Breternitz, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo também escreveu sobre este tema no site ecodebate, citando Mike Reynolds, superintendente deste Parque Nacional. “Acabámos de experimentar o mês mais quente da história no lugar mais quente da Terra. Seis dos dez verões mais quentes ocorreram nos últimos dez anos, o que deveria servir como alerta”.

Afirmou ainda que “recordes como estes podem-se tornar a regra à medida que vimos as temperaturas globais a subir. Os visitantes do parque devem planear com antecedência a sua viagem e estar preparados para enfrentar temperaturas extremas durante os meses de verão”.

Segundo o site Earth Org este evento climático é uma espécie de lembrete de que a crise climática não é um conceito distante. Está a acontecer agora e continuará a impactar a vida das pessoas em todo o mundo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...