BNZ cria parceria com GRS para construção de central solar fotovoltaica em Vila Nova de Famalicão
A BNZ iniciou a construção da sua primeira central solar fotovoltaica em Portugal, em Vila Nova de Famalicão, com uma capacidade de 49MW, fruto de uma parceria com a GRS, uma empresa de construção EPC solar do Grupo Gransolar, divulgou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta será a primeira central da BNZ em Portugal, onde a empresa espera instalar uma capacidade de cerca de 600 MWp até 2026. No total, os planos da BNZ incluem o desenvolvimento de um portefólio agregado de mais de 1,7 GW de energia solar fotovoltaica no sul da europa até ao final de 2026.
Este projeto será capaz de abastecer cerca de 14.000 casas com energia limpa, que irá evitar a emissão de 21.500 toneladas de CO2 equivalente por ano, o que representa cerca de 18.000 viagens de carro de ida e volta entre Lisboa e Paris. Além disso, a BNZ estima que este projeto irá levar à criação de entre 61 e 72 postos de trabalho diretos e indiretos até 2025, altura em que a central irá entrar em operação.
Para o Diretor Executivo da BNZ, Luís Selva, “é com muito prazer que damos o nosso primeiro passo para cumprir o compromisso da BNZ com a produção de energia 100% renovável e com a aceleração da transição energética em Portugal. Este é o resultado do trabalho que temos desenvolvido nos últimos meses com o concelho de Vila Nova de Famalicão para garantir que a promoção de um futuro mais sustentável avança de mãos dadas com o desenvolvimento das comunidades locais, um princípio fundamental que está na base do ADN da BNZ”.