Cabo Verde investe 5ME em projetos rurais com atenção às mulheres



O Governo cabo-verdiano lançou hoje uma nova fase do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (POSER) com um investimento de cinco milhões de euros em projetos de agricultura, pecuária e pesca, com atenção às mulheres.

“Para essa nova fase, o investimento é de 5,4 milhões de dólares”, avançou o coordenador do programa POSER, Jaime Pina, à margem da cerimónia do lançamento na cidade da Praia.

Um dos exemplos do trabalho já realizado nas fases anteriores é o investimento em painéis fotovoltaicos que permitiram dar eletricidade para bombear água para rega, através de furos.

Até 2023, o programa ajudou a criar 3.400 empregos, anunciou o Governo.

Na nova fase (2025/2027), serão implementados 23 projetos estruturantes nas áreas de agricultura, pecuária, pesca e abastecimento de água, “com a perspetiva de beneficiar 43 mil pessoas”, afirmou Jaime Pina.

O programa continuará também a investir na formação, com um atenção especial em mulheres e chefes de família nas zonas rurais, para aumentar a resiliência face às mudanças climáticas.

“Temos obtido bons resultados com os vários programas. O que precisamos agora é valorizar esses resultados, consolidá-los e avançar com novas iniciativas”, apontou o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, agradecendo a “excelente cooperação” com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...