TotalEnergies e Air Liquide chegam a acordo para produzir hidrogénio verde

A empresa petrolífera TotalEnergies chegou a acordo com a empresa de gases industriais Air Liquide para fornecer hidrogénio verde, produzido em ‘offshore’ no Mar do Norte, a duas refinarias na Bélgica e nos Países Baixos.
Num comunicado divulgado hoje, a empresa francesa de energia explicou que o acordo com a Air Liquide prevê a produção e o fornecimento de cerca de 45.000 toneladas de hidrogénio verde com eletricidade proveniente principalmente do parque eólico OranjeWind desenvolvido pela TotalEnergies (50%) e pela RWE (50%).
O hidrogénio, que abastecerá a refinaria de Zeeland, nos Países Baixos, e a refinaria de Antuérpia, na Bélgica, tem capacidade para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em até 450.000 toneladas por ano.
A TotalEnergies e a Air Liquide criaram uma empresa comum, com participações iguais, para construir e explorar um eletrolisador de 250 megawatts perto da refinaria de Zeeland, que deverá entrar em funcionamento em 2029 para produzir até 30.000 toneladas de hidrogénio.
Para este projeto, que representa um investimento global de cerca de 600 milhões de euros, os dois parceiros candidataram-se a subvenções europeias e nacionais.
Além disso, a Air Liquide fornecerá 15.000 toneladas de hidrogénio para a refinaria de Antuérpia com o seu eletrolisador ElYgator em Maasvlake, nos Países Baixos, mais uma vez através da eletricidade do parque eólico OranjeWind.
Especificamente, 130 dos 200 megawatts de capacidade do ELYgator serão dedicados à refinaria belga da TotalEnergies.
A companhia petrolífera francesa já assinou contratos de fornecimento de mais de 170.000 toneladas de hidrogénio verde para as suas refinarias europeias.