Cerca de um terço dos portugueses estariam dispostos a comprar um carro elétrico usado



Estudo do Observador Cetelem revela que cerca de um terço (28%) dos portugueses estaria disposto a comprar um carro elétrico usado.

De acordo com o relatório, essa intenção de consumo “revela uma tendência crescente em direção à mobilidade sustentável”. O estudo aponta também que 46% dos inquiridos consideram que 10.000 a 20.000 euros seria o valor adequado para a aquisição de um veículo elétrico de segunda mão.

Em comunicado, é-nos dito que as regiões de Lisboa e o Sul do país destacam-se como as áreas com maior intenção de compra, especialmente entre os consumidores de classe média. Para 79% dos inquiridos, o preço é o principal fator que pode influenciar a decisão de comprar um carro elétrico usado.

O estudo aponta também que, ao considerar a compra de um veículo elétrico usado, os portugueses demonstram grande preocupação com a durabilidade da bateria (70%), o custo da sua substituição (56%) e os valores de manutenção (41%), sendo estes fatores que desempenham um papel crucial na decisão de compra.

Já 27% dos inquiridos descartam a opção de adquirir um automóvel elétrico usado, enquanto 57% indicam que reconsiderariam essa opção se fosse oferecida uma garantia adicional sobre a bateria. Esta é, aliás, apontada como uma das principais desvantagens associadas à aquisição de um elétrico usado (65%), seguida pela menor autonomia (46%) e a falta de garantias (41%).

A par de uma garantia adicional sobre a bateria, para superar estas limitações, a pesquisa indica que os portugueses valorizariam a existência de um plano de manutenção (80%), se existisse uma plataforma certificada que assegurasse a qualidade do veículo (30%) e ofertas de financiamento específicas para este tipo de compra (29%).

Jean-Christophe Coquillaud, CEO do Cetelem – BNP Paribas Personal Finance Portugal, salienta que “os resultados evidenciam que, apesar do mercado de elétricos usados ainda não ter grande expressão, a tendência futura será de crescente aceitação dos consumidores, que estão conscientes da importância de uma mobilidade mais ecológica. Com o surgimento deste novo segmento de negócio, os agentes do mercado precisarão de fazer evoluir e inovar nas suas ofertas para acompanhar as necessidades dos consumidores”.

Um dado que sobressai neste relatório é a crescente adesão dos jovens à mobilidade elétrica. Cerca de 36% dos inquiridos entre os 18 e os 24 anos consideram que a existência de um financiamento específico facilitaria a compra de um carro elétrico usado, apontando para uma tendência geracional que está a moldar o futuro do mercado de veículos elétricos.

A entidade diz que este dado ganha mais peso com as recentes decisões do Governo em utilizar a verba não executada em 2024, para reforçar o valor de apoio previsto para este ano, correspondente a 13,5 milhões de euros, na aquisição de veículos elétricos e o reforço do valor dos apoios concedidos até 55 mil euros para os veículos com mais de cinco lugares. Para os carros até cinco lugares, o limite mantém-se nos 38.500 euros com IVA e despesas incluídos.

Em termos de perspetivas para o mercado automóvel, o estudo conclui que cerca de 10% dos portugueses planeia adquirir um carro em 2025, refletindo uma recuperação deste setor, com um foco crescente em alternativas ecológicas e acessíveis.






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