Investigação analisa a forma como os drones poderão revolucionar o sector da construção



A investigação examina o domínio emergente da utilização de drones para a deposição de materiais em pleno ar na indústria da construção – um processo conhecido como fabrico aditivo aéreo (Aerial AM).

Este processo procura dar resposta aos desafios globais prementes em matéria de habitação e infraestruturas, utilizando robôs aéreos equipados com manipuladores avançados que podem ultrapassar as limitações dos métodos de construção tradicionais e dos sistemas robóticos terrestres.

Estas inovações prometem maior produtividade, sustentabilidade ambiental e acesso a alturas elevadas, áreas de difícil acesso ou locais perigosos – tudo isto reduzindo o desperdício e o consumo de energia.

Ao contrário das técnicas de construção convencionais ou dos sistemas robóticos terrestres, os robôs aéreos operam num espaço de trabalho sem restrições, o que lhes permite construir a maiores alturas e em terrenos difíceis que, de outra forma, seriam inacessíveis.

O artigo, publicado hoje na revista Science Robotics, introduz uma estrutura de autonomia adaptada à AM aérea, abordando desafios críticos como a coordenação de voo, a precisão da deposição de materiais e a escalabilidade em tarefas de fabrico em grande escala.

Basaran Bahadir Kocer, coautor da Escola de Engenharia Civil, Aeroespacial e de Design da Universidade de Bristol, afirma: “Apesar dos avanços promissores, a utilização de robôs aéreos para a construção autónoma em grande escala continua a ser incipiente. Os principais obstáculos incluem a durabilidade dos materiais, os sistemas de localização para ambientes exteriores e a coordenação entre várias unidades aéreas.

“A resolução destes desafios é essencial para desbloquear todo o potencial da AM aérea em aplicações do mundo real. No entanto, as demonstrações iniciais da AM aérea já revelaram capacidades como reparações rápidas a pedido e técnicas de montagem modular, abrindo caminho para uma adoção mais ampla em todas as indústrias”, acrescenta.

A nova tecnologia está a ser testada no DroneHub, que está sediado na Suíça no EMPA – o Laboratório Federal Suíço de Materiais, Ciência e Tecnologia, que fornece uma plataforma na qual as máquinas de construção voadoras podem ser testadas fora do laboratório pela primeira vez.

A colaboração bem sucedida entre a Universidade de Bristol e a EMPA através de bolsas de doutoramento totalmente financiadas permite uma maior utilização deste recurso, para além das infraestruturas da Universidade de Bristol, incluindo o Flight Lab, o Bristol Robotics Lab e o Aerial Robotics Group.






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