Consumidores europeus querem rótulos energéticos mais inteligentes



O projeto EPREL Services – de que faz parte a Deco PROteste e os membros europeus da Euroconsumers – está a trabalhar para transformar a forma como os consumidores e stakeholders profissionais acedem aos dados de desempenho energético dos produtos em toda a Europa, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, partindo da Base de Dados Europeia de Produtos para Rotulagem Energética (EPREL), o projeto está a desenvolver novas ferramentas para melhorar o acesso aos dados, garantir a qualidade dos mesmos e promover decisões de compra sustentáveis. O EPREL oferece aos consumidores uma fonte online única em toda a UE, onde podem pesquisar, filtrar e comparar rapidamente produtos com rotulagem.

energética, com classificações de eficiência harmonizadas, detalhes técnicos e dados sobre custos de funcionamento.

O Projeto EPREL Services, cofinanciado pela União Europeia ao abrigo do Programa LIFE, visa aumentar significativamente o impacto da base de dados EPREL através das seguintes medidas:

  • Desenvolvimento de uma nova aplicação web modular adaptada às necessidades dos consumidores, compradores, retalhistas e decisores políticos;
  • Garantia da qualidade dos dados através de ferramentas de software técnicas e processos de monitorização, em colaboração com os fornecedores;
  • Sensibilização das partes interessadas para o EPREL e as novas ferramentas;
  • Melhoria das plataformas de informação sobre produtos existentes, adicionando dados do EPREL e facilitando ligações diretas;
  • Promoção da adoção generalizada através de estratégias de comunicação e divulgação adaptadas.

O inquérito revelou que, embora mais de 90% dos consumidores confiem fortemente da informação online para tomar decisões de compra, a base de dados EPREL e os códigos QR nos rótulos energéticos continuam a ser subutilizados.

Ao utilizar ferramentas e serviços online para pesquisar e comparar produtos, os consumidores da UE atribuem maior importância à exaustividade da informação sobre os produtos e filtros, seguidos da capacidade de comparar produtos e ordená-los por preço, várias características ou marca.

No que diz respeito à frequência com que consultam diferentes plataformas de informação ao comprar produtos com rótulos energéticos, os consumidores indicaram que as plataformas de avaliação, teste de produtos e as ferramentas de comparação de preços são as mais utilizadas. As plataformas de feedback dos clientes são consultadas com menos frequência, enquanto as calculadoras de sustentabilidade são as menos conhecidas.

As considerações relacionadas com os custos continuam a ser a influência dominante nas decisões de compra, com os consumidores a valorizarem a eficiência energética dos produtos, mas a sua importância relativa varia consoante a categoria do produto:

  • Para eletrodomésticos e sistemas de aquecimento/ar condicionado, o consumo e a eficiência energética são o critério mais influente, juntamente com o preço de compra, o custo total de propriedade e os custos de funcionamento.
  • Nos produtos eletrónicos de consumo, o preço de compra inicial destaca-se como o fator decisivo, enquanto o consumo de energia e os custos de funcionamento desempenham um papel menor.

A garantia ocupa consistentemente uma posição de destaque em todas as categorias de produtos, refletindo o foco do consumidor na durabilidade do produto. Outros fatores considerados pelo menos moderadamente importantes em todas as categorias incluem a qualidade dos serviços de reparação, avaliações de consumidores e especialistas, disponibilidade de peças sobressalentes, emissões poluentes, marca, prazos de entrega e disponibilidade, manuais e requisitos de instalação.

O feedback dos consumidores apontou ainda as principais prioridades para o desenvolvimento futuro da EPREL:

  • Aumentar a sensibilização e a visibilidade dos recursos da EPREL;
  • Melhorar a clareza e acessibilidade às informações técnicas;
  • Acelerar e refinar os recursos de pesquisa e filtragem.

Essas conclusões serão refletidas numa nova aplicação em web modular que reunirá dados abrangentes sobre os produtos — incluindo consumo e eficiência energética e características técnicas — numa plataforma fácil de usar.

Através destas medidas, o Projeto de Serviços EPREL visa revelar todo o valor da base de dados EPREL, ajudando consumidores e profissionais em toda a Europa a tomar decisões de compra mais inteligentes e sustentáveis.

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...