EMEL inaugura Ponte Ciclopedonal na Avenida Gago Coutinho

A EMEL inaugurou a Ponte Ciclopedonal/Jardim na Avenida Gago Coutinho, um equipamento que “vem reforçar o esforço que vem sendo efetuado pela EMEL e pela CML no âmbito da promoção de uma mobilidade verde, suave e sustentável na cidade de Lisboa”, sublinha em comunicado.
Segundo a mesma fonte, através desta estrutura, cujo vão detém uma extensão de 104,8 metros, será possível estabelecer a ligação pedonal e ciclável entre o eixo central da cidade, nomeadamente as zonas de Alvalade e Campo Grande, com a área oriental de Lisboa, permitindo as ligações às zonas de Marvila, Olivais e Parque das Nações. Este percurso passa também a integrar o roteiro de caminhos pedonais e cicláveis de Lisboa.
Para Carlos Silva, Presidente da EMEL, “Esta ponte ciclopedonal representa mais um importante marco no desenvolvimento da mobilidade suave e sustentável em Lisboa. É este o compromisso que a EMEL subscreveu com a cidade, estamos a criar as condições para alterações estruturais no modo como cada vez mais cidadãos optam por efetuar os seus percursos a pé ou de bicicleta na cidade, conseguindo-o fazer de forma tranquila, cómoda e segura”.
A ponte integra um jardim com uma zona de fruição sobre a estrutura do viaduto, prolongando assim as áreas verdes adjacentes. Para além disso, a obra contemplou a adaptação e reabilitação de troços de ciclovia existentes, numa extensão total de 525 metros, e ainda a construção de circuitos pedonais, com 215 metros de extensão, que garantem a ligação da passagem superior à envolvente.
A inauguração contou com as presenças dos Presidente, Vice-Presidente e Vereador da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, Filipe Anacoreta Correia e Rui Cordeiro, do Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Videira, e do Conselho de Administração da EMEL, nas pessoas do Presidente, Carlos Silva, e das administradoras Rita Gonçalves e Sandra Cortez.