Encontrar a voz de um golfinho australiano em vias de extinção



A compreensão do repertório vocal das espécies de delfinídeos é essencial para estudos eficazes a longo prazo. Nesta investigação, é apresentada a primeira análise quantitativa das caraterísticas sonoras do assobio e do impulso de explosão do golfinho da espécie Tursiops australis, criticamente ameaçado de extinção. Foram recolhidos dados acústicos das duas populações residentes conhecidas em Port Phillip Bay (PPB) e nos Gippsland Lakes (GL), Victoria, Austrália, entre 2016 e 2023.

A análise abrangeu 12.973 sinais, incluindo 3.401 assobios e 9.572 sons de pulso de explosão, extraídos de quase 21 horas de gravações. Os investigadores classificaram os assobios em seis classes de contorno, sendo os contornos ascendentes (41,46%) e convexos (24,64%) os mais prevalentes.

A frequência fundamental dos assobios variou entre 0,49 e 42,50 kHz, com durações entre 0,02 e 1,86 s. Os sons de pulso de explosão foram categorizados em quatro classes, sendo os latidos (71,74%) os mais comuns, com frequências de pico entre 0,09 e 47,81 kHz e durações entre 0,01 e 5,29 s. Foram observadas variações significativas nas caraterísticas da vocalização entre as duas populações residentes de golfinhos com o repertório do PPB mais restrito do que o do GL”.

Este estudo fornece informações cruciais sobre as caraterísticas vocais do golfinho, que servirão de base aos esforços de conservação.

Segundo os investigadores, “quanto mais soubermos sobre estes golfinhos, mais fácil será identificá-los e mais poderemos fazer para ajudar a conservar a espécie”.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...