Qualidade do ar na Europa: Cidades da Finlândia e Suécia no topo do ranking. Portugal aparece em 28.º lugar com Faro



Cidades finlandesas e suecas dominam os primeiros nove lugares do índice das cidades europeias com a melhor qualidade do ar, publicado recentemente pela Agência Europeia do Ambiente (AEA).

Oulu e Jyväskylä (Finlândia) surgem na primeira e segunda posições da tabela, respetivamente, de um total de 761 cidades analisadas. Umeå, na Suécia, ocupa o terceiro lugar.

As cidades europeias com a pior qualidade do ar são Slavonski Brod, na Croácia, e Vicenza, na Itália, em últimos e penúltimos lugares, respetivamente.

Portugal aparece na 28.ª posição, com a cidade algarvia de Faro. Mas não é a única. Das 23 cidades portuguesas abrangidas pela análise, Viana do Castelo surge em 53.º lugar no ranking europeu (2.º no grupo luso), Viseu no 58.º lugar (3.º no conjunto das cidades portuguesas), Setúbal surge na 101.ª posição na tabela regional (4.º na lista nacional) e Póvoa do Varzim fica no 109.º lugar no conjunto das cidades europeias (5.º entre as portuguesas).

No final da tabela das cidades de Portugal surgem Porto e Lisboa, no último e penúltimo lugares, respetivamente, que ficam em 372.º e 348.º lugares no ranking europeu.

A avaliação teve por base o risco de mortalidade associado à exposição prolongada, ao longo dos últimos dois anos, a poluição por partículas finais PM 2.5 (material particulado com tamanho igual ou inferior a 2,5 micrómetros), a dióxido de azoto e a ozono.

Em nota, a AEA diz que “as políticas de redução da poluição do ar resultaram na melhoria da qualidade do ar na Europa nas últimas três décadas”. Ainda assim, reconhece que “em algumas cidades europeias a poluição do ar continua a representar riscos para a saúde”.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...