Santa Casa vai renovar eficiência energética de 170 edifícios



A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinou esta semana protocolos com a Agência para a Energia (ADENE) e Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) para a renovação energética de cerca de 170 edifícios. Até 2014, a Santa Casa espera ficar mais eficiente ao nível energético e exigir uma maior responsabilidade ambiental e social nos contratos celebrados com os fornecedores.

“A SCML é a primeira instituição do sector social a estabelecer uma estratégia de compras sustentáveis, assumindo também a ambição de desenvolver um plano exemplar de sustentabilidade para melhorar o seu desempenho ambiental e reduzir a pegada ecológica”, explica a instituição em comunicado.

Segundo a SCML, a sustentabilidade é aposta prioritária do actual provedor e da administração da Santa Casa, instituição de referência na sociedade portuguesa que “procura ser pioneira na adaptação às exigências dos novos tempos”.

Além dos benefícios ambientais, económicos e sociais a médio e longo prazo, o projecto de sustentabilidade da Santa Casa visa promover a mudança de comportamentos, produzindo boas práticas na área da sustentabilidade aplicada a instituições do terceiro sector.

A SCML é hoje um grande consumidor de energia, pelos serviços que presta à sociedade e pela quantidade e características da construção dos equipamentos que gere em Lisboa: aproximadamente 170 edifícios, entre estabelecimentos de acção social, saúde e serviços centrais e instrumentais.

Até ao final de 2013 vão ser analisadas as condições de utilização de energia neste conjunto de edifícios, para definição de um plano de acção para a eficiência energética, com prioridades de intervenção e soluções a aplicar.

No âmbito do protocolo de dois anos com a ADENE, a SCML vai fazer ainda a certificação energética de alguns edifícios de maior dimensão e impacto ambiental. O primeiro Relatório de Sustentabilidade da instituição chegará em 2014, estabelecendo objetivos concretos para a redução de CO2.

A Santa Casa vai pedir, igualmente, mais empenho aos seus fornecedores. Em parceria com o LNEG, será a primeira instituição do sector social a desenvolver uma estratégia de compras sustentáveis. A utilização de materiais biodegradáveis para limpeza, a exigência de formação adequada às empresas de outsourcing contratadas ou a reabilitação de edifícios com materiais mais amigos do ambiente são exemplos de preocupações de sustentabilidade ambiental, social e económica que a SCML passará a incluir nos seus cadernos de encargos.

Além de privilegiar a compra de serviços e produtos com menores impactos, tanto no ambiente como na sociedade, esta estratégia estabelece uma maior transparência e eficiência no processo de contratação.





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