Carros eléctricos vão ter dispositivos acústicos para evitar acidentes com pedestres e ciclistas



Uma das vantagens dos carros eléctricos é a sua capacidade de serem silenciosos, reduzindo a poluição sonora e tornando a viagem agradável para todos. Excepto, talvez, para os pedestres e ciclistas, que muitas vezes são surpreendidos com o silêncio dos veículos.

Segundo a imprensa britânica, os fabricantes de carros eléctricos e híbridos estão a ser alertados para este facto e, muitos deles, a receber instruções para colocarem avisos sonoros que chamem a atenção para a passagem destes carros cada vez mais populares.

Uma pesquisa britânica, datada de 2011, concluiu que há uma maior probabilidade de os pedestres e ciclistas serem atingidos por carros eléctricos do que por um veículo tradicional.

A questão é tão importante que a Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa já estabeleceu um standard internacional para o silêncio dos carros eléctricos e híbridos, que deverá entrar em vigor no próximo ano.

“O desenvolvimento de avisos acústicos para carros eléctricos e híbridos, cuja quota de mercado está a crescer em muitos países, será um importante elemento para aumentar a segurança destes veículos”, explicou Christian This, presidente da equipa que está a coordenar o projecto.

“Uma lei irá garantir a abordagem consistente entre toda a indústria, o que é chave para a eficácia e aceitação destes dispositivos”, continuou o responsável.

Ainda não é certo que tipo de som irão os carros eléctricos e híbridos fazer, mas a imprensa britânica avisa que os testes iniciais já decorrem. Numa altura em que os carros eléctricos são cada vez mais populares pelas suas características económicas e ambientais, será importante garantir que a segurança dos pedestres e ciclistas não é afectada. Pelo menos nos primeiros anos de habituação a estes novos veículos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...